Alunos do Curso de História da UESC estiveram presentes no dia 30 de maio na Aldeia Itapoã do Povo Tupinambá de Olivença para conhecer a realidade e o dia dia indígena uma vez que na mídia vem saindo várias matérias sobre a questão da Demarcação de Terras do Povo Tupinambá.

Os estudantes passara uma manhã na aldeia, ouviram as lideranças, tiraram dúvidas e puderam ouvir nossa versão sobre os fatos e entender tudo que vem sendo dito pela mídia a respeito da Demarcação da Terra Tradicional do Povo Tupinambá, já que na mídia comercial não temos tido voz.

Imagem de Amostra do You Tube

Nós estamos abertos a receber todos aqueles que queiram entender melhor sobre esta questão e esclarecer todas as dúvidas possíveis!

Aguardem aqui novas notícias!

Grata
Potyra Tê Tupinambá.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa iniciativa ai!
    E muito bom seu convite também!

    Existe uma vontade das “eternas elites hereditárias” em que o povo nao conheça o povo!

    Via este projeto de internet e via vossa abertura para receber e conversar com as pessoas… O Povo vai se conhecendo e essas “elites” vão perdendo seus “presos” e o Povo se libertando!

    Tupinambá grite e cante!

  2. Parabéns a todo povo Tupinambá , pela iniciativa de abrir as portas da cultura Tupinambá ,e sua realidade atual aos estudantes de História e a todas pessoas interessadas em conhecer a verdadeira história deste povo , principalmente agora onde se destaca na midia os questionamentos sobre a demarcação de seu território tradicional. Esse espaço e abertura só fortifica a luta e quebra e desmistifica preconceitos criados ao longo dos anos. Excelente matéria !!!!

  3. MEUS CAROS AMIGOS PARENTES INDIOS E NÃO IDIOS…!

    EU FICO CONTENTE DE VER ESTA PACERIA,”INDIOS E UNIVERSITÁRIO. É BOM POR QUE A SOCIEDADE VER A REALIDADE DE PERTO, ESTÁ AI UM EXEMPLO, ESTUDANTES TER CONHECIMENTO DO CONTIDIANO DOS INDIOS. OS LIVROS MUITAS VEZES NARRA UMA HISTÓRIA DIFERENCIADAS, PORQUE NA VERDADE É OUTRA COISA, É BOM VER E SENTIR O SOFRIMENTO DOS POVOS INDIGÉNAS PRICIPALMENTE OS DO NORDESTE QUE É UM POVO QUE VEM SENDO MASSACRADO HÁ 509 ANOS ATRAS, E ATÉ HOJÉ OS GOVERNANTES DO NOSSO PAIS NÃO TIVERAM A COMPETENCIA DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS SEM PRECISAR, DE INDIOS PERDEREM SUAS, VIDAS EM DEFESA DE SUAS TERRAS. AS VEZES FICO MIM PERGUNTANDO O TAL LIVRO DA COSTITUIÇÃO FEDERAL AINDA EXISTE, E POR QUE AS AUTORIDADES NÃO FAZ O USO DO MESMO..FICAM SÓ LEVANDO A TODOS NAS JUSTIFICATIVAS MENTIROSAS, VAMOS NOS DAR O QUE É DE DIREITO ASSIM VAMOS SER OS VERDADEIROS BRASILEIROS. E ESPERO DESTA NOVA NAÇÃO QUE VEM COM OUTRA METODOLOGIA E CONCERTEZA VAI MUDAR ESTA POLICA ANT-SOCIAL, CONTRA UMA NAÇÃO QUE FORAM OS PRIMEIRO HABITANTES DESTE PAIS…
    NADA MAIS QUERO PARABENIZAR OS COMPANHEIRO QUE FIZERAM ESTA MATÉRIA, FICOU MUITO BONITA, E ESPERO QUE A SOCIEDADE SE SECIBILISE MAIS E ABRAÇA ESTA LUTA JUTO COM NOSCO,NA REALIDADE NÓS SAMOS UMA NAÇÃO QUE SOFREMOS MUITO PELO OPRECONCEITOS….

    UM ABRAÇO PARA OS INDIO E NÃO INDIOS..
    EMAIL: jovanildotitia@hotmail.com
    cel:(73)81245667

  4. Esta iniciativa do Professor Dr. Carlos José foi de extrema importancia para o nosso curso, vosto que, para 99% destes estudantes foi a primeira vezque estudaram, visitaram, discutiram e entenderam a questão indígena, e em específico, a questão Tupinambá.
    Que iniciativa como esta sirva para o fortalecimento da LUTA DO POVO TUPINAMBÁ que certamente não está sendo fácil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here