A comunidade Tupinambá foi surpreendida

A comunidade Tupinambá foi surpreendida na quarta-feira , dia 05 de junho com uma obra na praça de Olivença, onde o Povo Tupinambá faz a celebração da Puxada do mastro de São Sebastião no mês de janeiro. Esta obra segundo o governo de Ilhéus será construindo uma pista de dança para o forró de São João de 2002.

Os operários estão trabalhando até nos feriados para concluir a obra em tempo. Nós da comunidade Indígena Tupinambá demos entrada na procuradoria com um pedido de interdição pois esta ação caracteriza-se como um desrespeito a nossa história de resistência e mais ainda a nossa dignidade enquanto Povo Tupinambá que tem um história , uma cultura própria.

Estamos sendo desrespeitados em nossa memória. Os nossos velhos e velhas estão adoecendo vendo a destruição da praça onde costumamos dançar o Porancim quando nos reunimos em Olivença – dança festiva, celebrativa de nosso Povo. No domingo encontrei uma de nossas velhas a D. Nivalda que é mãe da Cacique doente. Ela disse: “quando eu vi aquelas máquinas cavando o meio de nossa praça, senti uma coisa muito triste. Parecia que estavam tirando um pedaço de mim. Cada cavada é um pedaço de mim que é arrancado”. É assim que todos nós estamos nos sentindo. Sendo destruídos por dentro, no silêncio, na calada da noite. Pois parece que a máquina está arrancando nossas raízes do chão.

Mas estamos gritando por justiça. Fomos às TVs da região para denunciar, mas nada foi feito.

A TV Santa Cruz disse ter feito um contrato para divulgar o São João promovido pela prefeitura de Ilhéus e por essa razão não poderia fazer uma matéria desse tipo. Esperamos que vocês façam a nossa voz ecoar mais alto. Em nome da nova história que esse país irá escrever, mas,
sobretudo em nome da resistência de nosso Povo. Povo que está mostrando que quando se luta pela vida não há dominação que perdure, que acredita na força da vida que se refaz a cada momento.

Núbia Tupinambá pelo Conselho Indígena Tupinambá de Olivença
(Coletado/enviado por: ANAI, em 03/07/02 15:37:07)

Prefeitura de Ilhéus faz pista de dança em praça sagrada dos

Núbia Tupinambá, 10.06.2002

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here