Mais de vinte estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participaram, no período de 8 a 14 de março de 2010, do 1º Estágio de Vivência Indígena. O projeto foi elaborado pelo “DCE – (Diretório Central dos Estudantes) da UEFS, sendo que três membros são Tuxá, Jandair Ribeiro (secretário geral), Aléssia Bêrtuleza ( assessoria jurídica) e Fabinho Tuxá (assistente estudantil).

Estudantes da UEFS na comunidade Tuxá de Rodelas.
Estudantes da UEFS na comunidade Tuxá de Rodelas.

Durante os sete dias de atividades na comunidade Tuxá foram realizadas palestras e oficinas sobre temas ligados aos cursos dos alunos, cultura local, educação indígena, o fazer universidade, a questão da permanência e das cotas para indígenas nas universidades, artesanato Tuxá, culinária Tuxá, medicina Tuxá, religião Tuxá dentre outros.

O estágio também proporcionou conhecimentos múltiplos para os acadêmicos, sem contar que a riqueza do ecoturismo, e a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes culturas ficaram registradas na fala de todos os estagiários.

A visita ao território sagrado dos Tuxá a praia do Sorobabel hoje em processo de retomada, a ida ao Serrote, a Caixa d’agua e a Croa ambos localizados no Rio São Francisco, foi considerado o momento mais rico do estágio por revelar toda a beleza, história e potencial turístico das terras dos Tuxá e da cidade de Rodelas.

Um dos coordenadores do estágio Jandair Tuxá diz “foi um sonho realizado já que agora na universidade que estudo, irei encontra vinte não indígenas, apaixonados pela cultura, educação e beleza de uma das terras dos Tuxá, sem contar que agora temos aliados, amigos e companheiros de luta em prol da cultura e da defesa dos direitos dos indígenas do Brasil e do mundo”.

Estudante Renijane de Odontologia disse: " é um paraíso esse povo me encantou estou muito realizada um dia quero morar aqui".
Estudante Renijane de Odontologia disse: " é um paraíso esse povo me encantou estou muito realizada um dia quero morar aqui"..

A comunidade Tuxá também foi beneficiada com a visita dos acadêmicos da UEFS, pois os alunos também participaram de ações políticas como uma manifestação de protesto que envolve a Chesf e a desapropriação e a posse de terras pelos indígenas. Além disso, estudantes da área de saúde proferiram palestras sobre higiene pessoal e bucal na escola.

Para a realização desse evento os coordenadores responsáveis pelo estágio, contaram com o apoio da UEFS, da UNDEC, FUNAI, FUNASA, do cacique Anselmo Tuxá, das lideranças, do pajé Armando, do cacique Raimundo Tuxá, do cacique Bidú, do cacique João Batista,da associação AITTPA,do artesão Roberto Vieira,do vereador Romildo, vice Generino,  dos comerciantes e produtores da cidade de Rodelas, dos vereadores, prefeitura, da comunidade, da direção, professores e funcionários  da Escola Indígena Capitão Francisco Rodelas e em especial dos alunos da escola e das crianças da comunidade que deram um show de acolhimento aos visitantes e mostraram que a raiz dos Tuxá está se renovando através da educação e do Toré que contagiou e emocionou a todos os visitantes.

Crianças Tuxá sangue novo, raíz nova, cultura e tradição eterna.
Crianças Tuxá sangue novo, raíz nova, cultura e tradição eterna.
Visita e banho no Velho Chico.
Visita e banho no Velho Chico.
Praia do Sorobabel território sagrado dos Tuxá.
Praia do Sorobabel território sagrado dos Tuxá.

Mais fotos acesse: http://vivenciaemrodelas.blogspot.com

Jandair Tuxá.

jandairribeiro@hotmail.com

(75)88076332.