Vocês ainda tem dúvida que as terras são dos indígenas? Pois eu não e tenho a pura convicção que as terras são nossa, basta analizar os fatos e as histórias verdadeiras.
Pois está evidente que nós indígenas somos os verdadeiros dono da Terra, mais esse caso que vem a tona com essa matéria arqueológica, para mostrar que nossos antepassados estão ainda nessas terras, e eles derramaram os seus sangue pelo seu povo, e que não vamos deixar em vão, vamos continuar a luta pela retomada das nossas terras…

Está mais que provado que as terras são dos Povos Indígenas,pois está evidente que nós indígenas somos os verdadeiros dono desta Terra, mais esse caso que vem a tona com essa matéria arqueológica, para mostrar que nossos antepassados estão enterrados nessas terras, e que derramaram seus sangue pelo seu povo, e que não vamos deixar em vão, e vamos continuar a luta pela retomada das nossas terras.
Nesse ultimo dia 06/09/08 saiu uma matéria em um dos jornais de TV,dizendo que se tem um trecho de 40 quilômetros entre duas reservas indígenas de Roraima,a qual concentra uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, no entanto está dentro das terras indíegenas, isso significa que possam ser seus antepassados. Pelo menos 55 sítios arqueológicos com pinturas em pedras e cavernas e inscrições em baixo relevo estão catalogados. Em alguns sítios, instrumentos de pedra foram datados em 4.500 anos.
O estado de Roraima é rico em arte pré-histórica, por isso é bastante cobiçada pelos acadêmicos e latifundiários eles querem se apropriar das terras para fazerem seus estudos, embora eu não sei se eles ao menos consultaram nossos parentes indígenas para ver se pode ou não entrar. Mesmo não autorizados eles acabam invadindo as terras indígenas para nos matar, tanto culturalmente como pessoalmente.
Os políticos não estão nem ai, principalmente a política do estado de Roraima, uma vez que o Museu Integrado de Roraima, em Boa Vista, está por traz dos interesses do estado, pois já fizerem um mapeamento arqueológico antes em 1986 e 1989 por uma equipe liderada pelo arqueólogo Pedro Augusto Mentz Ribeiro, das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul. Desde então, de lá pra cá não vimos melhoras para os povos indígenas que moram nessa reserva, e sim cada vez mais perseguição pelos não-índios.

Ainda o estado de Roraima acha pouco o que ele está fazendo com os indígenas da região, pois agora eles querem abrir passagem para um doutor brasileiro em uma universidade dos Estados Unidos venha pesquisar os materiais arqueológicos, ele podem até pesquisar mais que não usem como armas para tirarem nossos parentes de suas terras, pois é melhor ter um indígena morando preservando as terras, do que os latifundiários devastando tudo e plantando arroz.
Segundo o professor de história da Amazônia Reginaldo Gomes de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima, os desenhos no estado foram feitos provavelmente por grupos que deram origem às etnias indígenas que habitam a região, como Macuxis, Wapixanas e Taurepangs, então o STF (Supremo Tribunal Federal) tem que levar isso em conta e expulsar logos os não-índios das terras indígenas.
Esperamos que isso faça o STF refletir um pouco, pois estão mexendo na ferida que os não-índios deixaram aberta em nossas mentes, ao matarem nossos parentes antepassados.

Edcarlos (Carlinhos) – Pankararu
edpankararu@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Nossa boa matéria, eu fico até emocionado com essa historia, principalmente em saber que vocês indios sabem muito bem as suas historias.
    E luta como verdadeiros guerreiros pelos seus objetivos, na reconquista de seus direitos.
    Parabéns carlinho, continue assim, em breve você será uma grande liderança do seu povo.
    Vejo isso em suas falas nas palestras e na internet.
    Boa sorte
    Marcos (Branco)

  2. Excelenet materia!

    Sugiro que seja enviada para todos os ministros do STF….e espalha…. divulgada..porque é uma AULA!

    Obrigado carlinhos!

  3. Muito útil e propícia essa sua matéria Ed , num momento em que se questiona a legitimidade das terras indígenas em Roraima , quem sabe como mais este argumento, ” Prova imemorial da posse dessas terras pelos povos indígenas alí existentes ” nossos governantes abram os olhos e enxerguem oque teimam em não querer ver !!! Como diz aquele famoso ditado : ” Mais cego é aquele que não quer ver !!! ” Parabéns por avivar a memória daqueles mais esquecidos , ou que preferem se fazer de tal !!!! Um abraço !!!!

  4. mto boa materia carlinhos! somos os verdadeiros donos de terra como vc falou!
    e as vezes usam das qualidades que a terra tem para redardarem o processo de retomada!
    aqui no ms está um caos as demarcações, devido que nossa terra é mto produtiva e não querem nos devolver!
    enriquecem criando gados e plantando soja….e nós! com parentes passando fome! e nao tendo onde morar!
    parabéns pela metéria!

  5. é muito o que estão fazendo com nossos parentes e ainda mais por que eles não podem se defender,isso é um derrespeitocom a eles e a nós também.
    pena o os politicos só pensam em nós nas horas que querem voto.
    parabéns por mostrar o que vem acontecendo nas outras nacões.

  6. olha bem eu a inda falo pela a mãe terra para a umanidade que a mãe terra, ele esta nos pedino socorro, e meus parentes indigena , e tambem os não indios que quere ajudara sauvar a mmãe , que o coberto verde não tem como remendar mais, que a mãe terra ja esta parando de chora as lindas lagrimasdos trasparente brinhates dos meus nasseites rio do meu lindo jarde esta secando a minhas lagrima,o meu povo hoje ou amanha vomos derrama a utima gonta de sange para sauvar a mãe naturesa, que eu tenho muita serteza que o pai tupã esta preparando a nossa casa para no dia que eu sair da minha mãe naturesa, ele nos esta esperando, meus parente mais eu só pataxó hãhãhãe ,bayna, kiriri funi õ pancararu xavante y anomame payayá kamacã e todas as etnia indigena , descupa o meu erro de portugeis foi o que vcs mim essinaro, que o governo do brasil indigena tem uma diveda com este meu povo que é eu vc e outro ja esta a hora de solmar esta divida,

  7. e realmente tem muitos brancos atras das terras dos indios. mais agente luta pelo q e nosso muitos indios nao tem direito a demarcaçâo de terra.nâo podemos construir escolas hospitais. por causa que não temos terras demarcads mais temos que ir a luta não se deixar vencer temos q lutar pelas nossas teras.tem muitos brancos que acha que indios nâo precisa de muita terra por isso querem ter direito .bom trabalho vc fez carlos continua senpre assim defendedo os direito dos indigenas.boa sorte!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here