Vocês ainda tem dúvida que as terras são dos indígenas? Pois eu não e tenho a pura convicção que as terras são nossa, basta analizar os fatos e as histórias verdadeiras.
Pois está evidente que nós indígenas somos os verdadeiros dono da Terra, mais esse caso que vem a tona com essa matéria arqueológica, para mostrar que nossos antepassados estão ainda nessas terras, e eles derramaram os seus sangue pelo seu povo, e que não vamos deixar em vão, vamos continuar a luta pela retomada das nossas terras…

Está mais que provado que as terras são dos Povos Indígenas,pois está evidente que nós indígenas somos os verdadeiros dono desta Terra, mais esse caso que vem a tona com essa matéria arqueológica, para mostrar que nossos antepassados estão enterrados nessas terras, e que derramaram seus sangue pelo seu povo, e que não vamos deixar em vão, e vamos continuar a luta pela retomada das nossas terras.
Nesse ultimo dia 06/09/08 saiu uma matéria em um dos jornais de TV,dizendo que se tem um trecho de 40 quilômetros entre duas reservas indígenas de Roraima,a qual concentra uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, no entanto está dentro das terras indíegenas, isso significa que possam ser seus antepassados. Pelo menos 55 sítios arqueológicos com pinturas em pedras e cavernas e inscrições em baixo relevo estão catalogados. Em alguns sítios, instrumentos de pedra foram datados em 4.500 anos.
O estado de Roraima é rico em arte pré-histórica, por isso é bastante cobiçada pelos acadêmicos e latifundiários eles querem se apropriar das terras para fazerem seus estudos, embora eu não sei se eles ao menos consultaram nossos parentes indígenas para ver se pode ou não entrar. Mesmo não autorizados eles acabam invadindo as terras indígenas para nos matar, tanto culturalmente como pessoalmente.
Os políticos não estão nem ai, principalmente a política do estado de Roraima, uma vez que o Museu Integrado de Roraima, em Boa Vista, está por traz dos interesses do estado, pois já fizerem um mapeamento arqueológico antes em 1986 e 1989 por uma equipe liderada pelo arqueólogo Pedro Augusto Mentz Ribeiro, das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul. Desde então, de lá pra cá não vimos melhoras para os povos indígenas que moram nessa reserva, e sim cada vez mais perseguição pelos não-índios.

Ainda o estado de Roraima acha pouco o que ele está fazendo com os indígenas da região, pois agora eles querem abrir passagem para um doutor brasileiro em uma universidade dos Estados Unidos venha pesquisar os materiais arqueológicos, ele podem até pesquisar mais que não usem como armas para tirarem nossos parentes de suas terras, pois é melhor ter um indígena morando preservando as terras, do que os latifundiários devastando tudo e plantando arroz.
Segundo o professor de história da Amazônia Reginaldo Gomes de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima, os desenhos no estado foram feitos provavelmente por grupos que deram origem às etnias indígenas que habitam a região, como Macuxis, Wapixanas e Taurepangs, então o STF (Supremo Tribunal Federal) tem que levar isso em conta e expulsar logos os não-índios das terras indígenas.
Esperamos que isso faça o STF refletir um pouco, pois estão mexendo na ferida que os não-índios deixaram aberta em nossas mentes, ao matarem nossos parentes antepassados.

Edcarlos (Carlinhos) – Pankararu
edpankararu@yahoo.com.br