Logo após tivemos as partidas de futebol que aconteceu no campo de areia no bairro de (Torres-Recife -PE) , ontem (25/11) com um pequeno atraso pois estava previsto o inicio para as 08:Hs da manhã mas só começou as 09:30Hs com 4 (quatro) jogos 2 (dois) feminino e 2 (dois) masculino, a etnia karaja foi o grande destaque da manhã com vitórias dos seus times feminino e o masculino, tirando da competição os parentes Xicrin que também foi muito guerreiros até o final de suas partidas, mas infelizmente foram desclassificados.

Arena Produzida em Olinda-PE:

Na parte da tarde do dia 25/11, tivemos a modalidade Arco e flecha que foi muito emocionante tanto para nós indígenas que estávamos fazendo parte daquele momento de confraternização quanto para os espectadores que estavam admirando e partilhando a emoção conosco. Os momentos mas emocionante partiram dos Kayapo que travaram uma bonita disputa de assiste com os parentes Kuykuro que foram os ganhadores do dia acertando a parte do peixe que dar mas ponto “o Olho” tendo assim 40 pontos de vantagem sobre a etnia Kayapo , “mas uma disputa amigável de parentes onde o prazer maior era esta todos juntos felizes e cheios de alegrias por aquele momento” uma frase dita pelo parente (Paulinho Bororó) durante a competição de Arco e flecha.

Apresentações Culturais na Arena de Olinda-PE:

Logo após as competições, teve apresentações dos parentes Xavante da modalidade “carrego de Toras” entre os homens e mulheres de sua Aldeia.
Depois tivemos uma apresentação dos parentes Pataxó do extremo sul da Bahia onde mostraram um Ritual da “Lua cheia” que é um Ritual sagrado feito nos dias de Lua cheia nas Aldeias Pataxó do extremo sul .
Os Xoclengs também fizeram uma apresentação de luta Corporal e a Dança do ganhador da luta.

Ainda ontem, tivemos apresentações Culturais na parte da noite no Ginásio “Geraldão” onde nós Indígenas estamos acampados.

As apresentações partiram da etnia Bororó que fizeram uma homenagem ao Cacique Paulo Bororo falecido a pouco tempo atrás.
Os Kayapo fizeram uma apresentação do Ritual tradicional de Batizado dos curumins no seu Povo.
Os parentes Manchinery fizeram uma apresentação de dança tradicional de sua Aldeia entre os homens e mulheres que também fechou o primeiro dia de evento aqui em Recife

Na foto, a equipe especial de Índios On-Line
Atia Pankararu – Alex Pankararu – Anapuaka Muniz Pataxó Hãhãhãe – Jaborandy Yandê Tupinambá

leia também:
As dificuldades nos JOGOS é a falta de organização!
Jogos Indígenas 2007, ai vamos nós!