Logo após tivemos as partidas de futebol que aconteceu no campo de areia no bairro de (Torres-Recife -PE) , ontem (25/11) com um pequeno atraso pois estava previsto o inicio para as 08:Hs da manhã mas só começou as 09:30Hs com 4 (quatro) jogos 2 (dois) feminino e 2 (dois) masculino, a etnia karaja foi o grande destaque da manhã com vitórias dos seus times feminino e o masculino, tirando da competição os parentes Xicrin que também foi muito guerreiros até o final de suas partidas, mas infelizmente foram desclassificados.

Arena Produzida em Olinda-PE:

Na parte da tarde do dia 25/11, tivemos a modalidade Arco e flecha que foi muito emocionante tanto para nós indígenas que estávamos fazendo parte daquele momento de confraternização quanto para os espectadores que estavam admirando e partilhando a emoção conosco. Os momentos mas emocionante partiram dos Kayapo que travaram uma bonita disputa de assiste com os parentes Kuykuro que foram os ganhadores do dia acertando a parte do peixe que dar mas ponto “o Olho” tendo assim 40 pontos de vantagem sobre a etnia Kayapo , “mas uma disputa amigável de parentes onde o prazer maior era esta todos juntos felizes e cheios de alegrias por aquele momento” uma frase dita pelo parente (Paulinho Bororó) durante a competição de Arco e flecha.

Apresentações Culturais na Arena de Olinda-PE:

Logo após as competições, teve apresentações dos parentes Xavante da modalidade “carrego de Toras” entre os homens e mulheres de sua Aldeia.
Depois tivemos uma apresentação dos parentes Pataxó do extremo sul da Bahia onde mostraram um Ritual da “Lua cheia” que é um Ritual sagrado feito nos dias de Lua cheia nas Aldeias Pataxó do extremo sul .
Os Xoclengs também fizeram uma apresentação de luta Corporal e a Dança do ganhador da luta.

Ainda ontem, tivemos apresentações Culturais na parte da noite no Ginásio “Geraldão” onde nós Indígenas estamos acampados.

As apresentações partiram da etnia Bororó que fizeram uma homenagem ao Cacique Paulo Bororo falecido a pouco tempo atrás.
Os Kayapo fizeram uma apresentação do Ritual tradicional de Batizado dos curumins no seu Povo.
Os parentes Manchinery fizeram uma apresentação de dança tradicional de sua Aldeia entre os homens e mulheres que também fechou o primeiro dia de evento aqui em Recife

Na foto, a equipe especial de Índios On-Line
Atia Pankararu – Alex Pankararu – Anapuaka Muniz Pataxó Hãhãhãe – Jaborandy Yandê Tupinambá

leia também:
As dificuldades nos JOGOS é a falta de organização!
Jogos Indígenas 2007, ai vamos nós!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter sido um momento mágico,lindo,parabéns á todos os organizadores,apesar de toda luta,pelo meu ponto de vista,o evento foi um sucesso.Gostaria muito de participar de um desses,quem sabe,quando vcs organizarem um aqui no Rio de Janeiro,seria muito bom,e o efeito de um evento como esse seria bom,para servir de exemplo,em uma cidade que apesar de linda,falta de eventos como esses,que são bem diferentes,e valorizam a união e á paz,seria bom vcs falarem com o Prefeito César Maia,seria um grande benefício á cidade,e vcs ganhariam maior popularidade,pois tudo que se passa aqui,tem uma projeção bem maior.Boa sorte manos

  2. Estou feliz por saber que os nossos irmãos Pankararus estão representando o nosso povo. PARABÉNS!!!!!!!

  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AS ÍNDIAS DE CALÇOLÃO,MUITO ENGRAÇADO KKKKKKKKKKKKKKKK,E O ÍNDIO FUMANDO,PARECE QUE TÁ FUMANDO UM BASEADO,AS ROUPAS NÃO SÃO ORIGINAIS,É TUDO FAIXADA PURA,E ALGUÉM GANHA COM ISSO COM CERTEZA,SOU EU QUE GANHO?? NÃO!! É VC?? SÃO ESSES BOBÕES QUE ESTÃO DANÇANDO?? MUITO MENOS,É ESSA GALERA QUE ESTÁ NA FOTO AÍ ACIMA,PELO MENOS BOTA UMAS CALCINHAS MAIS SENSUAIS NA ÍNDIAS,NOS ÍNDIOS NÃO,QUE TÁ TUDO CAÍDO,MAIS AS MENINAS….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VOU TENTAR PARAR DE RIR…..KKKKKKKKKKK………

  4. escrevo apenas para repudiar o comentário acima.essa pessoa deveria ser
    impedida de assistir a os jogos porque a capacidade de assimilação espiritual é
    muito abaixo até de determinados tipos de primatas.
    parabéns a todos que organizam e participam dos jogos.principalmente a os Pankararu minha verdadeira família espiritual.

  5. Fico contete de ver meus parentes realizandos seus trabalhos coletivos, e ao mesmo tempo tenho vontade de participar dos esportes so´que a idade não mi permite, e quero alertar ao meu amigo companheiro Fernando que ele pode ajudar a realizar estes, só aconselho que não participa ele tambem já tem a idade avançada,rsrsrsrsr!!! Fico conte Fernando com sua coragem o espirito guerreiro que vc tem, de participar e somar com todos os eventos comunitarios vc sabe que eu sou seu fã nº1, e os parentes que estão presentes que são os grandes guerreiros, por ser indios e são participantes dos esportes.
    Esta é minha ópinião, estou orgulhoso. Um abraço p/ todos meus parents.

  6. Estou fazendo um trabalho escolar sobre os rituais indígenas e estou tendo dificuldades de encontrar. Será que teria uma página na internet que teria todos os rituais ou pelo menos os mais tradicionais de cada tribo?

  7. Estou fazendo um trabalho escolar sobre os rituais indígenas e estou tendo dificuldades de encontrar. Será que teria uma página na internet que teria todos os rituais ou pelo menos os mais tradicionais de cada tribo?

  8. Estou fazendo um trabalho escolar sobre os rituais indígenas e estou tendo dificuldades de encontrar. Será que teria uma página na internet que teria todos os rituais ou pelo menos os mais tradicionais de cada tribo?

  9. Os Jogos indígenas de 2007 foi muito lindo, adorei, foram momentos lindos que jamais esquecerei,o único problema foi a falta de organização.

  10. não me ajuda em nada do trabalho que pena mas deve ter sido um momento magico
    ficar no meio deles obrigada…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here