Convivemos com o mundo moderno, mas não deixamos nossa cultura de lado pois ela é o que temos de mais valioso e de mais bonito, ela é uma parte de nós. Saber conciliar tecnologia e cultura é desenvolver abrindo portas para um conhecimento amplo de oportunidades.

Com absoluta certeza podemos sim usar o celular, não somos diferentes de outros povos em relação à inteligência, temos capacidade de usar o celular, que nos proporciona mais rapidez de tempo.
A internet facilita nossa locomoção para buscarmos nossos direitos e fazer serem cumpridos; como projetos que venham beneficiar as tribos indígenas. Quebrando preconceitos, um deles que que os indígenas não são capazes de utilizar a tecnologia. Nossas culturas e tradições.contando nossas historias, costumes, crenças.
Tecnologia não mata a cultura dos povos indígenas pelo contrario a fortalece, se utilizada com responsabilidade, consciência e sabedoria. , ela quebra fronteiras trás benefícios para os povos indígenas além de oportunidades de expressão. E para os indígenas que ainda não usufruem da tecnologia convidamos.
Utilizar o computador pela primeira vez foi como abrir uma janela para um mundo novo cheio de informações . Soube que as maquinas pegam vírus e que devemos tomar cuidado. Viajar no espaço e tempo a velocidade das ondas com a internet é incrível. Os indigenas podem dialogar uns com uns outros em tempo real sem precisar sair de suas aldeias , e demais povos.

Ara (Sandra Monteiro)
sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Estou fazendo uma pesquisa sobre a Inclusão Digital Indigena e as consequencias ma cultura Indigena Brasileira, uma conclusão possivel, se consederarmos que a cultura não é algo fixo e sim multavel, é que a informática e suas ferramentas não agride tanto quanto outras formas de saber. Ao contrario, quando utilizada de forma de divulgação e cooperativismo cultural entre aldeias ocorre uma evolução natural da forma como se dá a cumicação.

  2. eu achei muito importante sobre a importãncia da inclusão digital, porque foi muito interessante o comentário que a minha prima sandra monteiro fez. a internet é um meio muito rico em pesquisas e também muito rápido, nós índios pankararus estamos muito agradecidos pela importãncia da internet aqui na nossa aldeia.

  3. devido algumas demandas a respeito deste site não estamos querendo continuar neste projeto ‘então não queremos q ponha nossas materias sete site ,,porfavor?

    Obrigado

  4. parabéns sandra . E muito importante sobre importãncia da inclusão digetal,e interessante para granda um de nós em nossa aldeia , vc está certa continuar assim lute pelos os seu objetivo.
    um grande abranco !!!!!!

  5. muito legal a materia
    somos tao inteligentes quanto qualquer povo
    e temos poder de escolher o q queremos fazer ou usar
    somos donos das nossas vida
    bjo a todos

  6. Tudo oque entendi, e que o que temos de bonito, sabedoria e inteligência tudo é parte de nós, para um conhecimento maior. vamos que a internet além de buscar projetos com muita facilidade.No computardor aparece varios virus, por isso nós indios on-line demos tomar muito cuidado, para não deixar no computador.

  7. O que eu entemdi foi que ele nâoquer disfaser da sua comunidae màs tanbèm quer ficar com a tequinologia muito avançada emtodas astribos pela minha parte eu apoiue ele outros povos sò querem ajudar e traser beneficio para todos outros aldeias.

  8. Pelo meu entendimento o computador está conectado na maioria dos povos. Então por que nós não podemos ter acesso a essa tecnologia?
    Será que nós somos diferentes dos outros povos?

  9. em nossa aldeia pankararu temos muitos orgulho de temos acesso ao computador porque para nós é muito satisfatório para todos nós índios.porque não precisamos se deslocar de nossa aldeia para devidicamos nossos direitos índigenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here