Nos dias de hoje podemos dizer, aqueles jovens que se dedica a agricultura a fruta não falta, pois meu avó, Antonio Angelo da Silva, sempre comentou que nos tempos de roça, pra ele nunca foi perdido por que sempre que ia a roça sempre trazia alguma coisa de lá.

Assim ele dizia que roça é pra quem coragem de trabalhar, porque? Tudo que planta dá, so que temos que esperar pela vontadade de Deus, ele sim é um pai poderoso e cuidador de todos nós agricultores indigenas, mas nunca deixei de sair de casa pra voltar com as mão fechada, a roça sempre me dar alimento como: a farinha, o feijão de corda o feijão branco, feijão de pau, batata e ainda mas frutas como por exemplo :pinha,manga, caju,goiaba e entre outros.

Quando ai a roça do brejinho e passava na vanzante um lugar de muita água onde passa o riacho de toda chuva descendo da cachoeira e fonte grande a água passa na roça e todo ano tirava o que comer pra mim e meus netos se alimentar com as frutas da roça.

 

Terá um dia meus sobrinhos e netos que todos voçês vão sentir falta, digo assim por que os tempos mudam, asssim como muda o lugar, a população crescendo e escolas pra estudarem muitas casas vai ter aqui na aldeia, como ja tem um posto da funai e outras instituições vocês vai sentir falta da roçâ,mas graças a deus muitos se formando e outros estudando para ser alguém na vida, meu avó sempre contava isso pra mim mas nunca acreditei, e hoje estou vendo e tendo a conclusão do que ele queria nos dizer.

Aqui quero deixar um recado pra meus parentes netos e sobrinhos que estudem pois agente so é gente quando tem um papel na mão de escolarizão titulos que comprove que voçê alguém de importante pra o mundo, nunca desista de seus sonhos, façam com que se realizem todos com toda fé.

Geovam Miguel da Silva
[email protected]

Comentários via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here