Como em todos os eventos de concentração em massa, o Fórum Social Mundial 2009, que foi realizado em Belém do Pará, disponibilizou grandes dificuldades para o deslocamento e participação de alguns Indígenas.
Assim relata a índia Maria Augusta Xipaia – Kuruaia Xipaia de Altamira – PA.
Assistam o vídeo….

Imagem de Amostra do You Tube

Graciela Guarani
indiaflor10@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Graciela pela reportagem e denuncia , dando voz e visibilidade aos irmãos de outras etnias , que passam por dificuldades e preconceitos para poderem participar de eventos como este do Forum Social Mundial 2009 . Etnias que necessitam ser representadas e muitas vezes não tem o apoio necessário para chegar lá. Como é o caso da Srª Maria Augusta Xipaia , uma das ultimas falantes de sua lingua. Valeu Graciela !!!!!!

  2. Obrigada, mas creio que um dos objetivos do site é este, denunciar irregularidades e descasos que acontecem com nossos parentes,temos uma arma muito forte que é a mídia, é nada mais justo do que ultiliza-la, mas do nosso jeito e não através de segundos, como sempre acontece,mas sim mostrar uma visão nossa.
    Agora os povos originários conta com mais uma arma, que são os celulares indigenas!

  3. somos xipaia, e temos muito orgulho,queriamos organizar nossa aldeia novamente o meu pai tio da jaiene vai ser o cacique

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here