1- O que é o ARCO DIGITAL?

O ARCO DIGITAL é um Curso Livre para índios de todo Brasil.
Será realizado totalmente pela Internet e está dividido em 4 ciclos de 1 mês cada um.
O ARCO DIGITAL busca fortalecer a capacidade dos índios a planejar e executar as suas próprias ações e os seus próprios projetos.

Nós estamos no 1º Ciclo que vai de 20 de Novembro a 22 de Dezembro.

2- Como vai funcionar o ARCO?
 
Em cada Ciclo será disponibilizado um número de Oficinas.

Neste ciclo são 6 Oficinas, como vocês já devem saber (Agrofloresta, Jornalismo Étnico, O que é ser Cidadão Indígena, Mapa, Economia Solidário, O Futuro da Saúde também está na Tradição)

Agente recomenda que cada índio participe da oficina MAPA e mais outras duas. Porem há casos específicos onde pode ser diferente.
 
A oficina MAPA, que é recomendada para todos, é a base que sustenta o ARCO.
É no MAPA que vamos começar a conhecer as comunidades, mapeando seus problemas para assim conhecer suas necessidades reais.
Todas as outras oficinas estarão interligadas e buscarão sempre trazer conhecimentos que possam ser utilizados nas ações e nos projetos.

3- Qual o objetivo do ARCO DIGITAL?

Todos nós conhecemos as realidades nas Aldeias Indígenas.
São muitas as necessidades… Mas…Como estas necessidades geralmente são supridas?

Existem tentativas feitas pela própria organização de cada comunidade e existe também projetos que “chegam às Aldeias”. Quando chegam!

Geralmente quem faz esses projetos são pessoas de fora das Comunidades Indígenas, no melhor dos casos com participação das comunidades… Mas, outras, o projeto vem pronto e acabado. Muitas vezes esses Projetos não atendem à real necessidade das Comunidades Indígenas.

E o que o ARCO tem a ver com tudo isso?

O ARCO vai tocar justamente neste ponto.

Fortalecer os índios a estar participando ativamente na elaboração e execução dos projetos, sendo assim muito melhor para as comunidades. A idéia é emponderar a autonomia dos índios que queiram se valer do mundo globalizado para buscar transformações para suas comunidades.

4- Como vão funcionar as Oficinas?

As oficinas terão três momentos específicos:

– momentos de leitura, reflexões e elaboração de textos;
– momentos de pesquisas de campo (ora as vezes para quem não esta na sua aldeia, pode ser uma pesquisa de internet, livros ou na sua própria memória e imaginação);
– momentos de chats.

Os momentos de leituras, reflexões e elaboração de textos serão feitas com o uso do computador e da Internet, porém vocês farão nos momentos que tiverem disponibilidade contanto que façam dentro dos prazos estabelecidos pelo oficineiro.

Os momentos de pesquisa de campo poderão ser feitos de várias formas: presencial ou virtual…

Os momentos de chats, como o próprio nome diz será realizado nos chats. Os dias e horários que foram informados a vocês são justamente os dias horários dos chats das oficinas.

Aqui vale uma ressalva muito importante!!!

Os horários dos chats foram agendados de acordo com a hora do Nordeste que não está em horário de verão, então se você está nas outras regiões do Brasil, favor adaptar os chats aos horários de vocês.

Brasília esta uma hora na frente de Salvador. Quando em Salvador é 12 horas em Brasília são as 13 horas. Já o Acre esta duas horas na frente. Então para os acrianos, quando agente diz que a Oficina é as 12 horas, para eles é as 14 horas. 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here