Tita e João de Deus, dois índios Tumbalalá juntamente com outros índios do nordeste viajaram a um encontro continental que foi realizado de quatro a sete de fevereiro em São Gabriel RS
O objetivo do encontro inicialmente foi solidarizar com a luta do povo guarani e como referencia os indígenas do Paraguai e Argentina. Com base em discurso era a grande luta de Sepé Tiarajú. Ele era um índio guarani e foi assassinado em uma emboscada pelo exercito de Portugal, pois ele lutava para retomar os territórios indígenas. Sepé lutava muito pelo seu povo e conseguiu agrutinar todos estabelecendo o próprio modelo de organização sócio-políticos, chegado até ser prefeito. Por isso o exercito se sentiu ameaçado e chamaram Sepé a um acordo. Na tentativa do acordo o exercito traiu os indígenas, o exercito pediu para que Sepé juntasse suas lideranças e fossem juntos para uma região de RS. Ele levou 1.500 lideranças e lá todos foram massacrados inclusive Sepé Tiarajú.
Por isso que nós índios do Nordeste e do Brasil fomos convocados a conhecer a historia de Sepé Tiarajú que se escondia há 250 anos. É muito importante lembrar que o massacre que houve no passado ainda acontece no presente, onde lideranças indígenas dispostas a lutarem pela terra, saúde e educação são assassinados. Esse encontro serviu também para que houvesse um intercambio entre os povos indígenas e asssim podendo construir uma forma de nos organizarmos para podermos garantir as recuperações históricas dos nossos direitos.
Contudo aprendemos que nós enquanto liderança possa avaliar as nossas lutas em cada aldeia e procurar buscar sempre a unificação dos povos e a união entre ambos, para que nós assim possamos construir um país que respeite não só aos índios mais também a todos os cidadãos brasileiros que estão excluídos da sociedade. Por isso temos que formar este elo entre os movimentos sociais por que só assim vamos mudar essa historia.

CRISTIANE TUMBALALÁ POPULAR-TITA

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. tita vc e uma gereira muito forte vc é das pessoa que o povo brasileiro gosta muito e uma nenina muito intelilenti nuca mude esti seu geito de ser

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here