Atiã Pankararu, liderança indígena de seu povo e muito ligado as manifestações tradicionais Pankararu, estava participando do evento Mídias Nativas, que foi realizado entre os dias 26 e 27 de março de 2008, no Centro Cultural de São Paulo, no bairro do Vergueiro/SP. Onde no dia 26 de março, durante um intervalo do evento, Atiã deu uma volta pelo Centro Cultural, onde sem esperar, encontrou uma exposição sobre a expedição de Mario de Andrade, feita no nordeste no ano de 1938. Foi então que Atiã na Campânia, de mais dois índios Anapuaka Pataxo Hãhãhãe e Alex Pankararu, sugeriu para os dois para irem ver a exposição, pois essa expedição de Mario de Andrade, realizado nessa mesma época tinha passado pelo povo Pankararu.

E na exposição, começou a ver fotos que eram expostas em tamanho real, onde Atiã encontrou com a foto de sua bisavó, a índia Pankararu Maria Calu que foi uma grande guerreira de sua época , um momento muito emocionante para Atiã , que não conteve suas lagrimas . Pois ele nuca imaginava encontra a historia de seu povo mesmo em lugar tão distante de seu território tradicional.
Ate porque não só tinha fotos de Maria Calu, e sim mais fotos, vídeos, áudios e literatura de cordel, contando não só a historia do povo Pankararu, mas também as manifestações cultural, de Pernambuco e Paraíba, no ano de 1938.
E essa exposição da expedição de Mario de Andrade, é permanente no Centro Cultural de São Paulo ,de terça a domingo, das 10h ás 17h, que fica localizado na Rua: Vergueiro,1000,Paraíso – São Paulo- SP.
Marianne Pankararu
mari_km28@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente matéria: ” Encontro por acaso ” , o destino acabou de se encarregar de promover este encontro entre o passado ( as raizes de Alex Pankararú ), e as tecnologias do futuro , usadas em beneficio dos povos indigenas, por ele mesmo e seus companheiros para buscar melhores condições de defesa dos direitos indigenas. Acho que nada acontece por acaso , este encontro casual já estava predestinado a ele , e seus antepassados com certeza devem estar muito orgulhosos deste trabalho. Imagino a emoção do encontro !!!! Parabéns !!!

  2. Faço uma correção : No comentário acima , queria dizer (as raizes de Atiã Pankararú , e acabei escrevendo Alex Pankararú ).

  3. Parabéns Fernando (Atiã Pankararu)e Alexandre Pankararu, graças aos esforços de vocês podemos presenciar esse fato inédito.Com os grandes avanços técnologicos não estamos ficando para trás, pois vocês estão de destacando cada vez mais ao lutar para que o nosso povo Pankararu fique reconhecido mundialmente.
    O fato de Fernando está reencontrado as grandes histórias dos nossos antepassados, isso significa que estamos resistindo cada vez mais os massacres que vem querendo nos derrubar, descobrindos as armas técnologicas para não sermos engolidas por elas.
    Vamos ver muito mais noticias do nosso Povo Pankararu, pois somos guerreiros e sempre seremos militantes pela questão indigenas.
    Parabéns, pelo trabalho de inclusão digital que vem fazendo para o nosso povo.
    Cordialmente desde já
    Ed Pankararu

  4. Tbm estou trabalhando com cordel. Um foi feito pelas crianças pankararu em PE.
    Vamos trocar informações?! Gostaria de saber quais cordéis falam sobre o povo pankararu como citado no texto acima, está na esposição do Centro cultural SP?

  5. Eu sou genildo pankararu, o primeiro índio a formar em agrônomia pela universidade federal do Tocantins, onde nesse estado temos uma cota de vagas para esse ingresso que deveria ser adotyado em todos os estados da federaçaõ Brasileira, e gotaria de dizer pros parentes pankararu que hoje somos povos pankararu do Tocantins e que as portas estão abertas pra todos que quizerem de fato ingressar em uma universidade federal, é só nos procurar estamos com um grupo de 36 pessoas e precisamos no momento aumenta-lo e ir de encontro aos Governantes resgatar nossas terras que foram invadidas e poder assentar nosso povo nesse estado, que o indio tem direito de viver onde ele achar melhor e puder criar seus filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here