Atiã Pankararu, liderança indígena de seu povo e muito ligado as manifestações tradicionais Pankararu, estava participando do evento Mídias Nativas, que foi realizado entre os dias 26 e 27 de março de 2008, no Centro Cultural de São Paulo, no bairro do Vergueiro/SP. Onde no dia 26 de março, durante um intervalo do evento, Atiã deu uma volta pelo Centro Cultural, onde sem esperar, encontrou uma exposição sobre a expedição de Mario de Andrade, feita no nordeste no ano de 1938. Foi então que Atiã na Campânia, de mais dois índios Anapuaka Pataxo Hãhãhãe e Alex Pankararu, sugeriu para os dois para irem ver a exposição, pois essa expedição de Mario de Andrade, realizado nessa mesma época tinha passado pelo povo Pankararu.

E na exposição, começou a ver fotos que eram expostas em tamanho real, onde Atiã encontrou com a foto de sua bisavó, a índia Pankararu Maria Calu que foi uma grande guerreira de sua época , um momento muito emocionante para Atiã , que não conteve suas lagrimas . Pois ele nuca imaginava encontra a historia de seu povo mesmo em lugar tão distante de seu território tradicional.
Ate porque não só tinha fotos de Maria Calu, e sim mais fotos, vídeos, áudios e literatura de cordel, contando não só a historia do povo Pankararu, mas também as manifestações cultural, de Pernambuco e Paraíba, no ano de 1938.
E essa exposição da expedição de Mario de Andrade, é permanente no Centro Cultural de São Paulo ,de terça a domingo, das 10h ás 17h, que fica localizado na Rua: Vergueiro,1000,Paraíso – São Paulo- SP.
Marianne Pankararu
mari_km28@yahoo.com.br