No ultimo dia 30/08/08 aconteceu na Escola Pankararus,na aldeia saco dos barros um encontro para fazer o mapa do território pankararu.
Esse encontro foi realizado, pelo projeto “nova cartografia dos povos indignas”.

Com parceria da apoinme (articulação dos povos indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo), cpt (comissão da pastoral da terra) jovens e lideranças de pankararu, para desempenhar a cartografia de Pankararu, com o objetivo de diagnosticar os impactos ambientais, conflitos, reivindicações e identidade do povo Pankararu e principalmente mostrar as conseqüências, da transposição do Rio São Francisco e da construção da barragem de Itaparica.
Foram discutidos vários pontos, quais eram os problemas de pankararu, o que mudou com a barragem de Itaparica no que ela interferiu na nossa cultura e se trouxe algum beneficio para a aldeia.A transposição também é um grande problema não só povo pankararu mas também para os povos ribeirinhos.
As cartografias foram feitos em grupos, um mostrando os problemas e outro mostrando a identidade de todo o território indígena Pankararu, tudo foi feito em conjunto,uns desenhavam e outros pintavam.
Esse encontro foi muito importante para pankararu, e esperamos que os objetivos sejam alcançados porque jamais vamos desistir,e sempre estaremos lutando pelo que é nosso.

aydapank email:suedpank@gmail.com