No ultimo dia 30/08/08 aconteceu na Escola Pankararus,na aldeia saco dos barros um encontro para fazer o mapa do território pankararu.
Esse encontro foi realizado, pelo projeto “nova cartografia dos povos indignas”.

Com parceria da apoinme (articulação dos povos indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo), cpt (comissão da pastoral da terra) jovens e lideranças de pankararu, para desempenhar a cartografia de Pankararu, com o objetivo de diagnosticar os impactos ambientais, conflitos, reivindicações e identidade do povo Pankararu e principalmente mostrar as conseqüências, da transposição do Rio São Francisco e da construção da barragem de Itaparica.
Foram discutidos vários pontos, quais eram os problemas de pankararu, o que mudou com a barragem de Itaparica no que ela interferiu na nossa cultura e se trouxe algum beneficio para a aldeia.A transposição também é um grande problema não só povo pankararu mas também para os povos ribeirinhos.
As cartografias foram feitos em grupos, um mostrando os problemas e outro mostrando a identidade de todo o território indígena Pankararu, tudo foi feito em conjunto,uns desenhavam e outros pintavam.
Esse encontro foi muito importante para pankararu, e esperamos que os objetivos sejam alcançados porque jamais vamos desistir,e sempre estaremos lutando pelo que é nosso.

aydapank email:suedpank@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Aydapank, isso mostra que nós jovens guerreiros Pankararu, estamos por dentro do que acontece em nosso povo, para contribuir também com nossas lideranças, ajudando-os nas discussões, pois mais tarde somos nós quem vamos assumir esse papel de lideres e surjirão jovens guerreiros para nos dar uma força, assim como nós estamos dando hoje. E é assim que tem que ser, uns ajudando os outros, formando uma corrente forte e imbatível.

  2. Este encontro , mostra a consciência do Povo Pankararú em relação a sua terra , atualiza dados , permite discussões e revê limites , além de contribuir para o encontro de lideranças e participação dos jovens , mantendo-os sempre organizados e conhecedores de seus direitos. Parabéns aos organizadores , participantes e a escola Pankararús , que mais uma vez exerceu seu papel com brilhantismo !!!!

  3. muito legal
    já conheço o projeto.
    É algo q contribui muito como registro da história dos povos
    Parabéns pankararu

  4. Uma ação como essa só mostra a força da nação Pankararu diante as imposições do “progresso branco”. A força cultural dos pankararu tem resistido a essas investidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here