No dia 19 de junho às 12:00hs, a reitoria da Universidade de Brasília recebeu os estudantes indígenas representados pela associação (Associação dos Acadêmicos do Distrito Federal- AAIDF). A pauta da reunião foi a reivindicação dos estudantes para o cumprimento de alguns itens do convênio FUB (Fundação Universidade de Brasília) e FUNAI (Fundação Nacional do Indio) firmado em 2004 (com o propósito de ingressar estudantes indígenas na UnB) e a construção de um Centro de Convivência indígena batizado de “Maloca UnB”. As principais questões levantadas pelos estudantes durante a reunião foram a aquisição de fotocópias, sala de apoio pedagógico e moradia.
Alguns depoimentos de professores também marcaram a reunião, o prof. Humberto Eusébio do Instituto de biologia explicou um pouco das dificuldades “Nós temos tempo, mas falta espaço físico para acompanhar os alunos”, observou o coordenador pedagógico dos alunos indígenas.
Uma fala representativa do estudante de engenharia Florestal Olavo Wapichana, marcou a todos os presentes durante a reunião, chegando a emocionar alguns e até mesmo o chefe de gabinete, Olavo explicou a dificuldades e declarou “Temos um sonho enquanto povo, mas enfrentamos essa triste realidade”(…) “É dificil para nós que estamos vivendo a realidade”.
O reitor da universidade se comprometeu com os estudantes de resovler as questões revindicadas, e confirmou o apoio da universidade para projeto de contrução do Centro de Convivência Indígena- Maloca UnB. Propôs ainda que a Universidade e os estudantes juntamente com a FUNAI, façam audiências públicas para avaliar o convênvio e a buscar meios para a questão da moradia.


Olavo Wapichana de cocá fazendo seu depoimento.


Reitor José Geraldo e Presidente da Associação dos estudantes Indígenas Antônio Kaimbé


Estudante indígena Tanielson- Potiguara e Chefe de Gabinete Dr. Nielsen.

Mais informações são encontradas no portal da UnB:

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=1860

EQUIPE:

LUIZ TUKANO
luizsgc@gmail.com

PORAN POTIGUARA
tanipotiguara@gmail.com

ANTONIO KAIMBÉ
antonio.kaimbe@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here