A cada mes as mulheres se reúnem na aldeia Caramuru para dialogar com os anciões e jovens. Nesta reunião contamos com a participação do Cimi que ajuda a motivar o grupo no apoio.

O encontro iniciou com abertura do Toré presentação das índias e suas função que exerce na aldeia: grupo de costura e cultura, grupo de jovens, agente de cultura, coordenadores da reunião dos anciões.

A finalidade da reunião é discutir três temas; o encontro de Salvador de oito de março; aproveitamento da terra, a valorização dos quintais; os tipos de violência contra a mulher: violência física, psicológica. Ensinado como se defender perante esta situação.

Pois algumas mulheres participaram do encontro em Salvador nas oficinas: violência domestica contra mulher, saúde, movimento da terra e suas dificuldade, objetivo daquelas que foi ao encontro é passaram todos os seus aprendizados para as mulheres que não foram ao encontro.

No entanto o tema principal do encontro foi o aproveitamento da terra falamos na valorização do território e os cuidados que devemos ter para que possamos manter o sustento da nossa família e junto obter a utilização dos quintais e valorização e da roça, pois o quintal é de suma importância porque podemos dá continuidade à medicina natural e mantendo o plantio das ervas naturais, alem de ajuar na alimentação da hortaliça para o consumo da família e também dando eficiência a dona de casa a se aproximar da horta na sua residência fazendo o plantio das ervas medicinais para curar suas família. Pois sabemos que a medicina natural é de suma importância para nossas comunidades, queremos vivenciar os dizeres dos nossos anciões que sem a nossa medicina teremos muito prejuízo, pois isto temos que respeitar e valorizar nossa natureza pois dela temos uma saúde perfeita.

Yonana Pataxó Hãhãhãe
Yonana@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here