O encontro de Tupinambá de Olivença aconteceu na aldeia Sapucaeira onde contamos com participação da comunidade de Tupinambá de Olivença: jovens, professores, liderança, cacique ( Valdelice), anciã Nivalda Amaral(Amotara), THYDEWAS ( Lara Chara, Daniel), Pataxó Hãhãhãe ( Yonana).

A reunião iniciou com aberturado Porancy, que após prosegiu a palestra com a anciã contando um pouco a historia dos seus antepassados e conscientizou os jovens a buscar os seus, resgatar a cultura e revive-la, alem de propor em fazer uma horta medicinal de remédio natural junto com os jovens daquela região.


A cacique Valdelice disse que a reunião é muito importante porque juntos podemos organizar os jovens para ajudar a resolver alguns problemas na nossa aldeia, e trazer algo de bom para nossa comunidade, a mesma comentou que estes jovens vão ficar no lugar dos idosos e pretende prepara-los para lutar na conquista do seus territórios,e direitos na autonomia… Depois discutiram que na próxima reunião será escolhido uma pessoa de cada areia indígena para organizar as reuniões nas comunidade.

Também agradeceu a nação Pataxó Hãhãhãe por sempre esta colaborando na conquista dos seus territórios, principalmente nas retomadas.

A Yonana Pataxó Hãhãhãe disse aos jovens para sempre se fortalecer nos encontros e convidar mais pessoas para participar, pois os problemas pendentes podem ser resolvidos com esforço de todos os jovens e buscar também parceria para contribuir solução. Falou ao jovem como estão querendo resgatar a sua cultura não poder só ficar na aldeia é preciso que eles divulguem para que todo mundo conheça a sua verdadeira historia e para que nós indígena possa esta presenciando este evento de resgate cultura e organização da aldeia para que no futuro sirva de aprendizado para outra comunidade indígena. Também pediu que os jovens participassem do projeto divulgando a suas matéria para que todos acompanhem a hitoria do povo Tupinanmbá. E THYDEWA colaborou na divulgação de ensinar os índios a publicar suas matéria e pediu que mais jovens participasse do projeto indiosonline divulgando a suas matérias.

Apear da dificuldade que passaram em relação a Funai que não deu assistência, mas graça a Tupã isso não impedir da acontecer o encontro foi realizado com força de todos.
Eu Yonana agradece ao povo Tupinambá pelo o convite do encontro, pois para mim foi muito importante porque a graça a Tupã aprendir muito coisa onde vou passar o meu aprendizado para o meu povo e outros parentes.

Yonana Pataxó Hãhãhãe

Yonana.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here