O TOPA (todos pela alfabetização) que vem ajudando e incentivando os jovens e adultos, que não tiveram a oportunidade de estudar.
Aqui, na nossa Aldeia Pataxó Hãhãhãe, o TOPA, que foi constituído por 46 (quarenta e seis) alfabetizadores, cada um com aproximadamente 7(sete) alunos, ao todo foram aproximadamente 473 alfabetizantes indígena que participaram do programa.
Uma dessas 46 alfabetizadoras é a Zuleide de Jesus Pereira, que diz está muito satisfeita com o programa. Ela tem 31 (trinta e um) anos, e se sentiu feliz ao transmitir aos seus alunos grandes conhecimento que eles irão utilizar por muito tempo, em varias ocasiões de sua vida. Disse também que se sentiu orgulhosa, de ver uma pessoa que mal sabia escrever o seu próprio nome, começar a ler e escrever.
O programa TOPA trousse vários benefícios para a comunidade, após termino do programa aumentou a procura de alunos que saíram do TOPA para serem matriculados no programa EJA ( educação de jovens e adultos).
O início do encerramento foi aberto com a apresentação da equipe de tohé tupã tohotê, da etnia Pataxó Hãhãhãe, que foi muito bem apresentada. Em seguida foi apresentada a música terra sim violência não, que foi cantada pelo cantor indígena Edesio Pataxó. Foi uma linda música, que expressou muita emoção para o publico indígena e não – indígena que estava presente no momento. Logo após a linda música apresentada, veio a fala dos três coordenadores: Ivonete Pereira dos santos, Aluizio Costa Vieira e Daniella Freitas. E em seguida a fala do diretor do Colégio, o senhor Marcos Bispo, que falou do grande passo do TOPA todos pela educação. Em seguida o vereador Gerson Pataxó e depois a fala do supervisor do programa, o Noel. Ele falou sobre o funcionamento do TOPA todos pela educação e da suma importância do papel do programa Depois o intervalo e a finalização com a reapresentação do grupo de tohé, que foi mas uma vez ótima.

Hemerson pataxo
hemersonpataxo@gmail.com