Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente em nossas areas são os grandes empreendimentos que querem se instalar e acabar com  a nossa terra.

Como nós, os donos da terra, nunca somos consultados sobre esses grandes projetos a serem instalados??!?!

E os impactos ambientais, sociais e culturais que eles podem causar são levados em consideração na hora de planejar um projeto desse?!?!

Questões como essas foram discutidas entre os dias 10 e 14 de maio de 2010 em um seminário realizado no Ceará sobre Empreendimentos em areas indígenas e os impactos ambientais que causam nas aldeias.

O encontro foi o primeiro de uma série de dez a serem realizados em todo país pela Comissão Nacional de Política Indigenista através da  sub-comissão de empreendimentos . Contou com a participação de representantes indígenas do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba que juntos discutiram essa problemática com representantes da Fundação Nacional do Índio e entidades parceiras da causa indígena.

Durante o evento relatos das comunidades foram dados pelas lideranças contando o quanto prejudicial está sendo esses empreendimentos nas areas indígenas. Entre essas falas podemos destacar a do povo Anacé que sofre não só com um empreendimento mas com vários que querem destruir seu território e não levam em consideração essa população indígena que lá reside.

O povo Tremembé também está há tempos sofrendo ameaças para sairem de sua terra mas até o momento lutam bravamente contra os poderosos.

Os Potiguara na Paraíba estão em luta constante contra as usinas que tentam permanecer instalados na area.

Foi muito importante a realização do seminário para esclarecer dúvidas sobre esses empreendimentos, a  quem podemos recorrer nesses casos e como agir diante desta situação.

Tem0s que abrir nossa voz e fazer cojm que eles respeitem nossos costumes, tradições!!!!

Somos povos indígenas que merecem respeito!!!!!