Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente em nossas areas são os grandes empreendimentos que querem se instalar e acabar com  a nossa terra.

Como nós, os donos da terra, nunca somos consultados sobre esses grandes projetos a serem instalados??!?!

E os impactos ambientais, sociais e culturais que eles podem causar são levados em consideração na hora de planejar um projeto desse?!?!

Questões como essas foram discutidas entre os dias 10 e 14 de maio de 2010 em um seminário realizado no Ceará sobre Empreendimentos em areas indígenas e os impactos ambientais que causam nas aldeias.

O encontro foi o primeiro de uma série de dez a serem realizados em todo país pela Comissão Nacional de Política Indigenista através da  sub-comissão de empreendimentos . Contou com a participação de representantes indígenas do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba que juntos discutiram essa problemática com representantes da Fundação Nacional do Índio e entidades parceiras da causa indígena.

Durante o evento relatos das comunidades foram dados pelas lideranças contando o quanto prejudicial está sendo esses empreendimentos nas areas indígenas. Entre essas falas podemos destacar a do povo Anacé que sofre não só com um empreendimento mas com vários que querem destruir seu território e não levam em consideração essa população indígena que lá reside.

O povo Tremembé também está há tempos sofrendo ameaças para sairem de sua terra mas até o momento lutam bravamente contra os poderosos.

Os Potiguara na Paraíba estão em luta constante contra as usinas que tentam permanecer instalados na area.

Foi muito importante a realização do seminário para esclarecer dúvidas sobre esses empreendimentos, a  quem podemos recorrer nesses casos e como agir diante desta situação.

Tem0s que abrir nossa voz e fazer cojm que eles respeitem nossos costumes, tradições!!!!

Somos povos indígenas que merecem respeito!!!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Irembé Potiguara Pedagoga e acadêmica do curso de Direito na UFPB, professora de Tupi Antigo... Militante indígena... Nossa voz nunca será silenciada!!!!

2 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza todos nós povos indígenas que defendemos a demarcação de nossas terras esteremos visados pelos possseiros principalmente em continuarem lutando contra os nossos direitos e tudo fica mais complicado quando existem os empreendimentos em nossas terras, mas não impossivel para a realização de nosso principal sonho a terra demarcada. Abraçossssss…

  2. É, a luta maior nossa é a demarcação de nosso territorio e junto a isso a luta pelos melhores dias e uma educação que não atrapalhe nosso ideal de sermos firmes na luta,terra,cultura e principalmente a nossa espiritualidade
    e agora que estamos juntos espalhando nossas noticias pelo INDIOS OLINE
    PARABÉNS Para todos nós

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here