Canto do tore

No encontro que fizemos na localidade de Água Vermelha onde se encontrava os potes enterrados, achamos importante registrar alegria dos parentes falando que neste dia foi considerado sagrado, assim que chegamos no local foi feito um ritual em homenagem aos índios que estão sepultado na areia, depois começaram cavar com enxada para descobrir os potes estava enterrados , mais aos poucos foram aparecendo os sinais do pote, e com isso todos ficavam ansiosos e admirados ao ver o pote com sua beleza que tinha os enfeites nas bordas do pote incluindo a sua fortaleza. O mais interessante deste fato é que nosso parentes falava a sua versão e ponto de vista de como os índios poderia fazer um arte tao valiosa, bom de todo isso era ver os nossos parentes falar tao bem daquele objeto, e compreender que ela faz parte da nossas cultua indígena, que vai servir de aprendizado através da organização desta nação.

Escavação do Pote

É importante ressaltar que as vezes no encontro aparece coisas não tão perfeito , por lá passamos um pouco de sofrimento debaixo de sol muito quente que ardia a pele de cada um, mais isso não impediu que nos afastasse do local porque a resistência era maior do que dificuldade, acreditávamos que parecia que aquele material nos fortalecia a esperança, para todos acompanhar a sua

saída.

Depois que os potes foram retirado eram recebido por aplauso e canto de tore feito pelos aciones da aldeia. Para nós este encontro foi fundamental que conseguimos adquirir mais conhecimento pelos anciões que contava a historia do seus antepassado, e relatando como outros materiais eram feito, nesta caminhada que fizemos valeu demais, portanto queremos agradecer índios e não-indios que veio compartilhar com nós, neste encontro muito importante para a nação Pataxó Hã-hã-hãe.

Bainan Pataxó Hã-hã-hãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. este potes foi muito importante para nos, pq foi mais uma prova que esta terra é nossa povos pata´xo hãhãhãe ,que pena que todo a comunidade não participol nesse momento muito importante !

  2. No meu ponto de vista e por estudos culturais creio que estes potes ( Urnas funerárias) faziam parte da cultura do povo Tupinambá, que costumam enterrar seus mortos em potes de barro.

  3. essas urnas funerárias possuem as mesmas características das urnas funerárias dos tupinambás encontradas no sítio arqueológico de morro grande Araruama RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here