“ÍNDIOS”
As primeiras pessoas que chegaram nas terras que se tornariam o Brasil foram os índios. Ninguém sabe de onde eles vieram. Ficaram morando espalhados por suas terras. Portanto, quando os portugueses, depois de muito tempo, chegaram aqui, o Brasil já era habitado pelos povos indígenas. Após observar o local escreveram uma carta para o rei de Portugal, explicando como era tudo. E nessa carta contaram as impressões que tiveram sobre os índios:
Os índios tinham a pele morena, meio avermelhada, cabelos pretos e lisos, pintavam o corpo, andavam nus, descalços e usavam enfeites feitos com penas de aves. Não tinham vergonha de mostrar o seu sexo, eram inocentes. Tinham medo dos animais que não conheciam, como galinha ou carneiro, pois estavam acostumados apenas com os animais selvagens, nativos da mata.
Os portugueses queriam explorar suas terras e suas riquezas. Pensaram que os índios eram inocentes e sua cultura inferior, portanto, decidiram escravizá-los, matá-los e roubar suas terras. Além disso, quiseram ensinar aos índios a sua religião sem levar em conta aquilo no que eles já acreditavam.
Os índios sofreram muito nas mãos dos portugueses, além de perder suas terras, perderam a liberdade de viver como haviam aprendido com seus antepassados. Foram contaminados com as suas doenças, foram mortos com crueldade, pois várias pessoas queriam as riquezas que havia em suas terras. Perderam suas plantações, suas ocas e seus parentes.
Além dos portugueses, outras pessoas, através dos séculos, continuaram massacrando os índios, que hoje estão passando fome e necessidade. Precisam de cuidados e medicação. Não tem médicos nem hospitais perto de suas aldeias e eles, que são sensíveis às doenças “dos brancos” acabam morrendo. Hoje muitos índios estão misturados ao restante da população, já não moram em ocas, mas em casas; estão em contato com computadores e isso é bom, pois melhora sua qualidade de vida, mas por outro lado isso faz com que fiquem longe da sua cultura. Nós acreditamos que ninguém deixa de ser o que é, pois a cultura permanece no coração. Há índios que tentam se proteger se escondendo no fundo da mata, ou reagindo, lutando, aprendendo a cultura dos brancos como a leitura e a escrita para saber as leis e lutar pelos seus direitos. São grupos que permanecem vivendo em harmonia e respeito à natureza, sem poluir o ambiente, pois precisam da natureza para viver. Às vezes ouvimos notícias tristes sobre eles estarem sendo expulsos de terras e perdendo suas plantações.
Existe uma lei, que é o Estatuto do Índio, para garantir os direitos dos povos indígenas, que são: o direito a viver e trabalhar em suas terras, de ter educação dentro da sua cultura e costumes para continuar em harmonia como sempre fizeram, mas a lei não é cumprida por culpa do governo, da própria sociedade e de pessoas que querem explorar as terras onde os índios vivem. Essas pessoas não deveriam tomar as terras dos índios, pois eles são gente como nós. Os índios devem ter seus direitos preservados, do mesmo modo que todos os cidadãos também têm seus direitos.
Para ajudar os índios nós podemos evitar a poluição, não queimar as matas e aprender com os eles a forma de respeitar a natureza. Perguntar como estão, se precisam alguma coisa, quando a gente se comunica pelo computador e mandar alimentos aos necessitados.
Se cada um de nós falar sobre isso para mais uma pessoa e cada um for falando, falando… Logo muitas pessoas saberão do problema e isso vai ajudar. Quanto mais gente tiver consciência de ajudar e principalmente respeitá-los, melhor será o nosso mundo, pois viveremos em paz.

Texto produzido e revisado coletivamente a partir de pesquisas bibliográficas, leituras e contatos com o Site www.indiosonline.org.br, pelas crianças do 1º. Ano do Ciclo 2 – “I”, da EMEB “Professora Janete Mally Betti Simões” em São Bernardo do Campo – SP, sob orientação da professora Maria Elisa Serrano Stauder.