No dia 21/06/08 em Barra de Gramame, litoral sul paraibano, houve uma reunião do povo Tabajara que habita aquela região.

A reunião aconteceu numa pequena igreja do local e teve a paricipação da UFPB,UFPE,UFRN,da DIGNITATIS(Advogacia Popular),CNPI,CIMI,e de lideranças Potiguara totalizando aproximadamente 80 pessoas.O principal objetivo desse encontro foi o de sensibilizar as pessoas do local para que elas possam estar se reconhecendo enquanto Tabajara e para repassar um pouco da experiência dos Potiguara e do movimento indígena.

Nas falas dos convidados, os Tabajara puderam perceber que se identificar enquanto povo indígena não é fácil mas que eles também não estam sozinhos nessa luta.

As entidades demostraram apoio aos Tabajara. Capitão,Sandro,josecy e outras lideranças Potiguara falaram da importância da cultura para levantar e unir um povo, das retomadas que já realizaram e das conquistas que obteram ao longo desses anos. Declaram também apoio total a causa dos parentes Tabajara no que fosse necessário.

Ednaldo Tabajara que conduziu a reunião agradeceu o apoio e pediu as pessoas presentes que não tivessem medo de entrar neste movimento pois eles tinham que buscar o que era deles por direito.

Após a reunião foi servido um almoço na casa da família de Ednaldo onde Potiguara e Tabajara dançaram juntos o Toré.

A interação entre os dois povos chamou bastante atenção.Crianças Tabajara se pintando com Urucum,jovens se juntando ao toré com maracás e cocares Potiguara e se interessando em tocar o bombo e aprender as músicas.

Os mais velhos demonstraram alegria neste encontro apoiando a caminhada Tabajara e dispostos a contar a história de seu povo o que antes eles estavam muito amedrontados em fazer.

A trajetória do povo Tabajara está apenas começando mas eles estam superando seus medos e buscando apoio para alcançar a vitória.

Irembé Potiguara
irembe.indiosonline@gmail.com