Ola eu sou Yonana Pataxo hahahae, sou índia, e pertenço a tribo Pataxo Hahahae e venho informar a todos os indígenas do Brasil e do mundo que tenho a honra de passar um pouco do conhecimento da Aldeia Coroa ermelha que adquiri ao visitar esta reserva indígena.
Há muitos anos eu tinha vontade de conhecer a Aldeia Coroa Vermelha, graças a Tupã durante esta semana que passou tive a oportunidade de conhece-la, foi através de um Encontro sobre Internet realizado na área indigena… Sei que quando eu partir desta terra tão maravilhosa nunca irei esquece-la (e tão legal quem vem aqui não faz questão de voltar para casa).
Os Pataxo são um povo rico em cultura, como todos indígenas do Brasil, o idioma fica em primeiro lugar nesta nação. Hoje na tribo para que os índios se fortaleçam nas sua culturas os professores ensinam na sala de aula aos alunos a se aperfeiçoar mais no seu idioma.
Para se constituir o idioma, primeiro, os professores indígena, inclusive(Awoy, a quem eu entrevistei) fizeram entrevistas com os anciões que tem seu idioma antigo passando para os mais jovens, foi feito também um livro por um tal “Marciano”, que ra algo assim como um principe extranjeiro, que no principio era um viajante que pesquisava a língua pataxo e com essas pesquisa foram formulando as palavras que construem o dicionário indígena Patxohã. Este projeto esta fazendo muito efeito em muitas crianças e jovens em fim alguns já estão falando o patxoha.
Sabemos que somos dos povos mais discriminados do Brasil, por que algumas pessoas dizem que nós não cultivamos nossas culturas. Mas sempre demonstramos que somos povos que tem culturas, é através do nossos idiomas, danças, etc… A nossa cultura sempre está com nós, nos fortalecendo, como com nossos irmãos Pataxo aconteceu com Patxohã.

Yonana Pataxo hahahae.