Na sociedade indígena, educar é viver no dia-a-dia da comunidade: Plantar, escutar dos velhos as històrias das tradições, participar das cerimônias coletivas e caminhar pelo serrado, enfim, tudo que envolve o fazer no cotidiano.

Para isso não existe professor, todo adulto ensina e também aprende. Aprende-se a partir da experiência dos outros e da própria experiência; aprende-se fazendo, brincando-o que torna inseparáveis o saber, a vida e o trabalho.

Sabe-se que toda mudança, toda inovação, gera resistência, principalmente quando se trata de educação para povos diferentes com grande diversidade cultural. Mas a resistência também é uma forma de luta, de aprendizado e de transformação.

As experiências na formação de professores indígenas nos diferentes níveis de ensino e as reflexões acerca das políticas públicas voltadas para educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural, tem sido o eixo temático da educação escolar indígena. Neste cenário devemos colocar em relevo prático e concepções atuais que fazem pensar e repensar pontos importantes do ensino e aprendizagem entre os povos indígenas.

Todos os professores indígenas devem estar voltados para a sua nação e pensar que nós temos o dever de nos organizarmos mostrando que somos capazes de administrar aquilo que nos interessa, pois a nossa missão é muito maior, e que devemos buscar a nossa autonomia dando um basta nas politicagens de acharem que nós somos incapazes e que temos que mostrar a nossa cara – coragem.

Sabemos que a escola da cidade é padronizada, que pouco valoriza os saberes dos alunos e os conhecimentos das pessoas, mas na escola indígenas não podem ser assim, nós temos que valorizar os diferentes conhecimentos, os saberes tradicionais dos anciões, as práticas cotidianas, ensinarmos e aprendermos o que é importante para o nosso povo.

Queremos que a nossa escola funcione de maneira diferente dos não – índios porque ela tem que ser de acordo com a realidade do nosso povo, pois temos que consultar a comunidade porque ela nos pertence na nação indígena.

A escola é muito importante para a comunidade porque na escola o professor ensina as crianças a ler e escrever, a preservar sua cultura sendo assim, a criança que se formam tem o dever de ajudar a sua comunidade com seus novos conhecimentos: Na nossa escola devemos ensinar os alunos para não esquecer a nossas historias, a nossa língua, cultura, também temos o dever de ensinar outras idioma e outras culturas, pois sabemos que vai se deparar com outra realidade. Nós professores indígenas temos que ensinar aos nossos alunos (a) conhecerem as histórias, cultura, musica indígenas, arte do nosso povo. Queremos que os velhos visitem as salas de aulas contando suas historias para que nossos alunos aprendam e não esqueçam os costumes dos nossos antigos.

Maya

Maya.thydewa@terra.com.br