Com relação à educação, por exemplo, dizemos que a educação indígena é aquela que aprendemos mesmo na comunidade junto aos mais velhos, através dos seus relatos orais, das festas tradicionais, até na ida a roça, no preparo da terra e no cultivo da semente. Quanto ao que se refere à educação escolar indígena apoiamos uma proposta política diferenciada, especifica e intercultural, ou seja, diferenciada porque é uma modalidade de educação que diferenciado da escola tradicional nacional. É especifica porque deve ter a “cara” do Povo (por exemplo, jeito de ser e de viver do Povo Pankararu não é o mesmo de Truká, Xucuru…) embora sejamos todos os índios, e por fim é intercultural porque os nossos conhecimentos tradicionais são importantes e devem sempre primordiais, mais os conhecimentos que a humanidade produziu, não podem ser negados aos nossos alunos em nossas escolas.
Enfim, o que precisamos na verdade é termos em nossas mentes e em corações, é que diante de Deus, não existe diferenças: Nós todos que fazemos partes da humanidade somos semelhantes e filhos do Senhor….

Maria Francisca
meuripank@hotmail.com
marrimeroli@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito importante ! Muitas pessoas ainda não entendem como é importante a educação diferenciada para os povos originários!

    Muito legal sua materia parenta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here