Categoria | Geral

Educação física diferenciada Pankararu


Alexandre dos Santos (professor de Educação Física), junto com a COEP – Centro de Organização das Escolas Pankararu, desenvolveram a educação física que corresponde, com as necessidades dos alunos Pankararu. Para isso foi realizado um trabalho de pesquisa, junto com os alunos para descobrirem, quais eram as brincadeiras, jogos e danças de antigamente, e as que são realizadas nos dias de hoje. Entendendo que educação física, se identifica com movimentos corporais, e envolve outras atividades, como dançar, brincar e jogar.

E com o resultado das pesquisas, pode se notar que há diferenças, entre esporte em Pankararu para o esporte de Pankararu.
O esporte de Pankararu, é tudo aquilo que pertence à cultura a várias gerações, como a luta dos guerreiros, o bate gancho, puxada do cipó, arco e flecha e arremesso de lança. E o esporte em Pankararu, são todas aquelas atividades, que foram trazidas pelas comunidades não indígenas, como futebol, vôlei, atletismo, etc.

Mas a maior preocupação, dos coordenadores pedagógicos Pankararu, foi como incluir os alunos indígenas, em todas as atividades. A solução foi respeitar o ritmo de cada aluno, não diferenciar gordo de magro, nem menino de menina, ou seja, tratar todos iguais. A outra preocupação, era como fazer para que os alunos, participarem das atividades mesmo que não queiram. Para isso foi desenvolvido um método, de inclusão onde se o aluno não quiser participar diretamente, o professor o convida para participar indiretamente, como reconhecer as regras e os movimentos das atividades, atreves de relatórios e até auxiliando o professor, e o resto da turma nas atividades.
A Educação Física Diferenciada Pankararu, tem o objetivo de através das danças, brincadeiras e jogos, tanto indígenas quanto não indígenas preservar o cultura, fortalecer a identidade étnica e aumentar a afetividade, dos alunos Pankararu uns com os outros.
A Educação Física Diferenciada, foi implantada a três anos em Pankararu, e essa metodologia alcançou vario resultados até os dias de hoje, um exemplo disso é a diminuição da evasão das escolas indígenas.
Mais informações sobre Educação física diferenciada Pankararu falar com Alexandre dos Santos – Coordenador da Educação física diferenciada Pankararu.
E-mail: alex@indiosonline.org.br

Joabson Gomes de Almeida.

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Este post foi escrito por

- escreveu 294 materias em Índios Online.


Entre em contato com o autor

8 Respostas para “Educação física diferenciada Pankararu”

  1. sebastian disse:

    Sou eu, Juliani
    Vcs estão de parabéns com este trabalho. São um exemplo para muitas escolas q hoje tentam trabalhar com Educação Diferenciada.
    Sou Educadora e poucas vezes vejo um trabalho tão integrado como o de vcs!
    Parabéns pelo projeto e pela matéria!

  2. Parabéns pelo projeto desenvolvido através da educação diferenciada. Nós professores nos sentimos muito orgulhosos quando nos encontramos com idéias inovadora dentro da educação,derrubando barreiras, comceitos e preconceitos.Que tenhamos como exemplo para nossas próprias acões como educadores.Parabéns.

  3. Norma Beatriz Ricarte Carmona disse:

    OIEU ME CHAMO NORMA SOU ACADEMICA DE EDUCAÇÃO FISICA ESTOU FAZENDO A MONOGRAFIA SOBRE EDUCAÇÃO FISICA DIFERENCIADA, VEJO A REPORTAGEM DE VCS,ESTÃO DE PARABENS, GOSTARIA DE PEDIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ASSUNTO PARA PODER ENTENDER MELHOR, EU PRECISO DE MATERIAL PARA PODER CONCLUIR A MINHA MONOGRAFIA, VCS PODERIAM ME AJUDAR, SE FOR POSSIVEL SOU INDIA GUARANI DA REGIÃO DE MATO GROSSO DO SUL,
    aTÉ MAIS AGUARDO SUA RESPOSTA.
    NORMA

  4. adriana cristina machado disse:

    Gostaria de receber as instruçoes para jogar o jogo a onça e os cachorros , inclusive as dicas de uso e como fazer o tabuleiro

  5. Suiede Pereira dos Santos. disse:

    Nós profissionis de Educação Fisica,devemos nos preocupar com o futuro do amanhã.As crianças são o futuro. Seu trbalho e maravilhoso,adoro conhecer novas experiencias,fiquei maravilhada em encontrar teu trabalho.Seringueiras-Ro.13/01/2008.

  6. Deusarino de Melo descendente de indígenas de JURUTI VELHO-PARÁ disse:

    Não tenho a menor intenção de macular nem este site nem qualquer pessoa, índia ou não-índia. Digo isso, porque apesar de indígena sou Cristão, Rosa-Cruz, Esoterista, Martinista e conheço e respeito as Leis deste país. Sou um velho com 66 anos de idade e quando emito um pensamento o faço com o devido escrúpulo. Parabenizo o trabalho de todos aqueles que se empenham em miscigenar posiitivamente todos os povos e por isso, ao ver essa foto das moças indígenas jogando futebol, duas delas, pelo menos, calçadas apenas de meias, sem sapatos ou chuteiras, não posso deixar de incentivar meus irmãos e irmãs indígenas a se manterem firmes em suas tradições e costumes indígenas, um deles certamente o uso de calçar apenas meias ou meias e sandálias. Acho que é uma opinião sensata, que em nada fere ou ofende nenhuim regulamento ou Lei e que trata apenas de defender o direito dos índios de se vestirem e calçarem como lhes for mais conveniente. Peço a Deus que perdoe quem achar o contrário.

  7. yasmib disse:

    é muito bom para todo mundo

  8. CLEBER e EVERALDO POVO XOKLENG disse:

    NÓS ACHAMOS QUE O TIME PARA QUE ELES TORCEM É MUITO FRACO

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

CAMPANHA

território indígena tupinambá de olivença - demarcação já! http://www.indiosonline.net/chat/

Canal Celulares Indígenas Youtube

A Rede Índios on Line não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, informações, depoimentos, mensagens, imagens, vídeos, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo que sejam postados pelos usuários ou visitantes, sendo a responsabilidade civil e criminal atribuída única e exclusivamente ao autor do conteúdo postado.
Toda e qualquer tipo de opinião expressada nos conteúdos publicados pelos usuários e/ou visitantes, é de caráter independente do autor e não reflete necessariamente o ponto de vista e a posição da Rede Índios on Line e/ou de seus parceiros.
Licença Creative Commons
Este portal está licenciado com uma Licença Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas)-ND 2.5.

THYDÊWÁ