As escolas Pankararu permitem a seus alunos, o reconhecimento e a participação das modalidades esportivas e apresentações artísticas. Conduzindo-se criativamente à interdisciplinaridade em forma de textos, fotos, vídeos, desenhos, leitura e escrita.
Relacionando a Educação Física e a Arte à saúde, auto-sustentação, direitos, lutas, movimentos e pluralidade cultural como temas transversais. Valorizar as manifestações de Arte e Educação Física de nosso povo, proporcionar a cada aluno, a importância das modalidades Esportivas e Artísticas, reafirmarem em nosso povo, o incentivo a pratica de sua cultura Artística tradicional e não tradicional.

Entendemos que a Educação Física e a Arte Diferenciada acontecem na Escola e em diversas atividades de rituais e cotidianas de nosso povo indígena, e se faz necessário o reconhecimento e a valorização das histórias e significados dessas praticas cultural.
Como movimento corporal de habilidade e competência distintas do Povo Pankararu e sociedade envolvente (brasileira). Nós da COEPP – Central de Organização das Escolas Publicas Pankararu, agradecemos primeiramente a Deus a Força Encantada e nossos antepassados por nos ter deixado uma cultura especifica, diferenciada e resistente.
E nós na qualidade de educadores das escolas indígenas Pankararu, temos esse privilegio de repassar todos esses conhecimentos tradicionais para nossos alunos, que através desses conhecimentos realizamos vários diálogos, tanto cultural como intercultural, com nossos educandos.
Projeto de Educação Física e Arte das Escolas Indígenas Pankararu.

Professores Responsáveis:
Alex Pankararu
Aratikum Pankararu
Edinho Tenorio
Silval dos Santos
Maria Cícera
Maria Nazaré
Rita de Cássia
Atiã Pankararu
Contato:
Alex Pankararu
alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Linda matéria, emocionante, bem escrita e com boa qualidade do vídeo e das fotos!Essas práticas tradicionais na escola fortalecem a cultura, fazem as crianças e jovens sentirem orgulho de suas raízes culturais e sociais.Criam também um espírito de equipe, de pertencimento ao grupo que é muito importante para a preservação das tradições. Excelente trabalho, Alex!Parabens aos professores responsáveis pelas atividades de arte, educação fisica Aratikum Pankararu, Edinho Tenorio, Silval dos Santos, Maria Cícera, Maria Nazaré, Rita de Cássia e Atiã Pankararu . Meu abraço a todos!

  2. Muito boa esta matéria sobre educação escolar indígena , valorizando a cultura Pankararú , e perpetuando através das gerações. Parabéns Aléx e todos os professores responsáveis pelo ensino , essa sequencia de videos sobre tradições dos Pankararús , só tem enriquecido o site!!! Continuem assim !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here