A educação para o povo Pankararu, é vista como um ponto principal, e é também um meio de preservar a cultural.
Reconhecer sua historia, desde tempos atrás, suas lutas e seus ideais. Como até hoje,eles preservam o seu natural, suas verdadeiras identidades Pankararu.
Atualmente o povo Pankararu, obteve consideráveis avanços no campo da educação, lutaram pelo direito, e conseguiram juntamente com outros povos indígenas do Nordeste, o direito a uma Educação Escolar Diferenciada.
Onde em Pankararu todo ano, estão se formando dezenas de estudantes, todos índios.
E nesse ano não foi diferente, formaram-se no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, dezenas de índios Pankararu.
Onde os quais também participaram, da Colação de Grau, realizada no dia 23 de Dezembro de 2005, na Aldeia Brejo dos Padres.
E outra importante conquista dos Pankararu, é que eles não terão mais que sair do seu povo, para ir estudar fora, por quer graças ao Deus Pankararu, Santsé, será implantado em 2006, o Ensino Médio. E o bom da estória,é que todos continuaram estudando junto ao seu povo.
Todos esperam que, o Ensino Médio em Pankararu dê certo. E Pankararu só tende a crescer com isso, por que terá jovens capazes, de trazer desenvolvimento, e defesa para o seu povo.
Basta o Governo Federal, olhar com bons olhos para Pankararu, e apostar no potencial desses guerreiros, dê oportunidades, pois talento eles tem demais.

Jailton Miguel

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com certeza que os Pankararu tem muitos talentos.
    O trabalho da educação diferenciada e a forma em que preservam a riqueza de suas tradições é exemplar.
    Parabens pela conquista. Se quiserem trocar ideias com os Pataxo-Hahahae eles também estao neste 2006 tendo a primeira experiencia de 1° grau. Força!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here