Aos 11/02/2008 nós povos da comunidade indígena pataxó hãhãhãe junto com os tupinambás formamos um grupo e fomos a Salvador reivindicar uma Educação melhor;
Considerando a urgência de se iniciar o ano letivo de 2008 e a precariedade e insuficiência dos contratos nos modelos PSTs e cientes da proposta oferecida por sua excelência, o governador jaques wagner, para a seleção de redá, os caciques e liderança das comunidades pataxó hãhãhãe e tupinambá viram que o ideal seria que o
senhor governador, juntamente com o senhor secretario da Educação e sua equipe, autorizassem representantes dessa instituição a fazer um levantamento de estudantes , a fim de numerar quantidade total de servidores Educacionais indígenas , em cada unidade escolar.
Após esse levantamento, a séc. deveria então fazer contratos do redá para esses profissionais, enquanto aguarda o concurso público especifico para estas Unidades Escolares, sobretudo porque entendemos que essa seleção agora seria como prorrogar ainda mais a realização do concurso publico especifico para a categoria professor indígena, que é o que realmente nos interessa para regularização de todos esses profissionais.
O que entendemos é que devemos encontrar outros meios para garantir um contrato de qualidade e sem perdas para todos os profissionais indígena da Educação. Assim sendo haveria maior tranqüilidade ate que se conclua essa modalidade, sendo ela o concurso publico para todos os profissionais da Educação indígena e que assim os professores possam receber seus pagamentos certos e os alunos assim consegue fazer seu ano letivo sem atrasar.

LUCAS PATAXÓ