Nos Povos Indígenas temos uma educação diferenciada para mostrar a População brasileira, pois o que estar acontecendo é que a população brasileira está conhecendo uma história totalmente diferente das verdadeiras histórias das Tribos vivente no Brasil. O que queremos dizer com isso, é existem muitos brasileiros que só conhece índios, ou histórias indígenas através desses livros didático que são encontrados em todo território nacional. O objetivo de nó Povos indígenas, é mostrar as nossas histórias reais, e não essas histórias enganosas, que até as nossas crianças indígenas estavam aprendendo aquilo que o livro estava oferecendo. Ai que fomos espertos, de poder enxergar que aqueles livros estavam tirando a cultura de uma Nação que ainda existe.
Foi ai que nós Índios começamos mais uma luta, por uma Educação que realmente tenha valor para nossas crianças, uma educação verdadeira, educação diferenciada e de qualidade.
Nas escolas indígenas já existem as cartilhas, produzidas pelos professores e alunos, e até mesmo pelos membros das comunidades, agora o nosso objetivo é fazer com que essas cartilhas chegam até as bibliotecas do não índio, para que todos saibam que as verdadeiras histórias dos índios existentes hoje. E a nossa preocupação em relação a essa educação é muito grande, pois temos medo de se passar mais 5006 anos, e as nossas histórias continuarem sendo substituída, pois não é isso que queremos, temos que reverter o quadro e mostrar que temos culturas, crenças e tradições.
Assim a população brasileira passará a conhecer os nossos costumes, pensando também na educação de seus filhos, para que ele não cresce sabendo historias enganosas, e sim as verdadeiras histórias contada pelos povos existentes.

Itohã Pataxó (Edmar Batista de souza)
itohapataxo@hotmail.com