As retomadas influenciaram muito na economia de nós Pataxó hãhãhãe. Depois de 1982, quando entramos na fazenda São Lucas, vivíamos todos lá que também é a sede do posto indígena caramuru. A nossa economia em caramuru, até então, era baseada na produção de hortaliças, verduras, cereais e na pequena criação de gado leiteiro, na pequena criação de porcos e galinhas e na coleta de frutos e um pouco de caça e pesca. Obtinha-se algum dinheiro em alugueis de pastos, alguns viviam de aposentadoria e outros de empregos públicos como professores e agentes de saúde, mas a maior quantidade de recursos para a nossa subsistência era obtida de nossas plantações e criações.
Hoje, depois de termos conquistado mais terras de nossa reserva, a nossa economia vem se modificando bastante. Agora a nossa principal atividade econômica é a venda de cacau e criação de gado, que aumentou por conta das novas áreas de pasto e de roça. Estamos vivendo principalmente da renda obtida do cacau e do leite, e este fato vem ocorrendo pois estamos aproveitando a infraestrutura, mesmo que precária, que esta sendo deixada pelos fazendeiros.
Mas apesar do uso desses recursos ter seu lado bom, por conta disto, também estamos abandonando outras atividades que poderiam nos ser muito importantes, como nossas hortas, nossas plantações de feijão e milho, e outras mais. Podemos ate dar preferência a viver dos recursos financeiros obtidos da venda de cacau e do leite, mas será ainda melhor se continuarmos a produzir o que necessitamos para a nossa subsistência e, assim, diminuirmos nossa dependência do mercado.

Olinda Muniz

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olinda,
    Sua reflexão é muito importante.
    Concordo com você… alem das pessoas das comunidades buscarem seu sustento atraves de uma produção que atraves de exedentes gera renda…. eu, tembem , acho cultural, social e humanamente importante, ele fazer tarefas que le tragam o bem..tarefas que ele fazam crescer como pessoas, que les fortaleça suas culturas… tarefas onde indivudual e grupalmente se elevam, crescem, se desenvolvem em um sentido amplo e profundo que muito alem da renda.
    Cuidar a alimentacao atraves de hortas, cuidar da saude atraves das plantas… trocar sementes e mudas… São para mim atividades fundamentais para uma comunidade que se precie como tal.
    Espero que ainda encontrando a saida da renda com gado e cacau, pelo menos, usem a forma de colheita e de cuidado da forma mais comunitaria possivel… onde possam viver tambem os laços de solidariedade, cooperacao, fraternidade, uniao!
    Parabens pela sua reflexão.
    Sebastian

  2. MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!! VALEU

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here