Nós, tupinambás de Olivença, temos um regimento interno que foi aprovado por todos em uma reunião.Uma das leis aprovadas foi respeitar a hierarquia da aldeia(as lideranças do cacicado),com isso a minoria que não aceitava, montou um cacicado por fora e com isso começaram as brigas internas por que um grupo não respeita o outro. Tudo influenciado pela política suja que infelizmente alguns parentes se deixam levar mas isso não vem ao caso.
Com isso todos nós estamos sofrendo por que está atrasando nossa luta e porque enquanto alguns lutam outros lucram. Com isso a funai fica dividida por que um puxa de um lado e outro puxa para outro e é isso que está acontecendo. O lado dos infelizes que são a minoria, se junta com os índios urbanos(são os índios que moram na cidade e não querem viver em aldeia mas tentam atrapalhar a nossa luta)e são essas pessoas que não respeitam a hierarquia da aldeia fazendo coisas absurdas.
Com isso nós só estamos caindo cada vez mais,e fica uma pergunta no ar “quando será que vamos deixar as diferenças de lado e vamos viver unidos como erarmos antes”?????

Curupaty Tupinambá de Olivença

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. a hierarquia só deve ser respeitada a pARTIR DO MOMENTO QUE ELA SE DAR O RESPEITO ,NÃO ACHA ?MAIS O QUE VEMOS NÃO E ISSO.
    A FALTA DE RESPEITO ,DE COMPROMISSO COM O POVO PARTE DE VOCÊS MESMOS QUE SÓ PENSAM NO BEM PRÓPRIO, QUE USAM OS PARENTE PARA SE BENEFICIAREM.
    ACORDEM PARENTES ,O QUE ESTÃO ESPERANDO PARA ABRIREM OS OLHOS?
    QUANDO DEIXARÃO DE SEREM USADOS?
    QUEM SERÁ MESMO A MINORIA?.INFELIZES SÃO VOCÊS QUE ENSISTEM EM SEGUIR FALSAS PROMESSAS, INFELIZES SÃO VOCES QUE NÃO TEM CORAGEM COMO ESSA MINORIA TEVE DE SE REBELAR CONTRA O MAL
    INFELIZES SÃO VOCES QUE EM TROCA DE CESTAS BÁSICAS,BENEFICIOS DO GOVERNO CONTINUAM APOIANDO UMA LIDERANÇA MORTA ,SEM CONFIANÇA, QUE ENGANAM SEUS ¨PARENTES¨ dando assinaturas para os pobres receberem seus beneficio por lei de direito independente que grupo apoem em troca de 10% ,20% as vezes até mais
    quem engana a quem? que grupo forte e o seu ,que maioria e essa que cadastram não indíos para gerar números
    que maioria e essa que lutam contra o proprio parente ,quando os mesmos não fazem o que querem,que maioria e essa que não deixaM os parentes participarem de eventos por meio de chantagens.
    o que voces devem se preocupar não e com esse grupo ¨pequeno¨que a cada dia ganha mais adeptos ( CUIDADO O GRUPO ESTÁ AUMENTANDO, SABE DE UMA COISA AMIGO EU TENHO CERTEZA QUE O OUTRO GRUPO , O GRUPO DA MINORIA , O GRUPO DOS INFELIZES NÃO ESTÃO BEM PREOCUPADOS COM NÚMEROS ,O QUE QUEREM NA VERDADE E UM GRUPO DE INDÍOS VEEEEEEEEEERRRDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDEEEEEEEEEIIIRROOOOSSSSSSSSSS,COMPROMETIDOS COM A CAUSA ,QUE LUTEM PELO BEM MAIOR QUE E A TÃO ESPERADA E DESEJADA DEMARCAÇÃO DE NOSSO TERRITÓRIO ,NÃO INDIOS FABRICADOS OU IMPORTADOS DE OUTROS LUGARES ,OUTROS ATÉ COM DECENDÊNCIA ITALIANA COMO UMA PROFESSORA ,OU PROFESSORES QUE NÃO SAIBAM SE QUER UMA MÚSICA DO PORANCIM OU MELHOR QUE NÃO SABEM O QUE É UM PORANCIM , PESSOAS QUE NÃO DÃO IMPORTÂNCIA A EDUCAÇÃO ,QUE TRANSFORMA A EDUCAÇÃO COMO UMA FABRICA DE PRODUÇÃO DE EMPREGOS DE PESSOAS DESCOMPROMETIDAS COM A CAUSA E COM A EDUCAÇÃO QUE E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA TODOS NÓS ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR .
    OLHE AMIGO CHEGOU EM NOSSOS OUVIDOS QUE A DESEJADA ESCOLA POR SINAL UM PRÉDIO BELISSIMO E O QUE DIZEM POIS NÃO TIVE A OPRTUNIDADE DE VER AINDA ,É MAIS UM ELEFANTE BRANCO NO MEIO DO VERDE. POR QUE AO INVE´S DE ESTÁ SE PREOCUPANDO COM ESSE GRUPO ¨PEQUENO¨,NÃO SE PREOCUPAM EM COLOCAR ESSES PROFESSORES PARA TRABALHAR ,UM DIA O GOVERNO PODE QUERER NOSSO DINHEIRO DE VOLTA ,E AI ?,PERGUNTE A SEUS PARENTES SE TEM O MESMO, PARA DEVOLVER ?,PORQUE NÃO USA ESSE INSTRUMENTO QUE E A NETE PARA DIVULGAR A CULTURA , TROCAR ÊXPERIÊNCIAS ?QUEM SABE ARRUMAR UMA NAMORADINHA ?AO INVÉS DE ESTÁ FALANDO DE QUEM NÃO MEXE COM VOCES.SE QUEREREM REALMENTE UNIÃO NÃO SE´RA DESSA FORMA QUE IRÁ CONSEGUIR.CUIDADO, PORQUE QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO .AS VEZES FALAMOS O QUE QUEREMOS E OUVIMOS O QUE NÃO QUEREMOS .NÃO MEXA COM QUEM ESTÁ QUIETO.DA PROXIMA PODE OUVIR MUITO MAIS.

  2. A respeito da LIDERANÇA citada no comentario acima, ainda posso acrescentar mais, LIDER essa que é uma pessoa repugnate, pois se aproveita das pessoas sem extrução e sem informação, fazendo com essas mesmas pessoa acreditem que os beneficio recebidos do GOVERNO FEDERAL serao cortados caso a LIDER venha a ser trocado.
    A LIDER junto com seu parentes mais proximos custumam cobra 10% de todos os beneficios q o GOV. FEDERAL repassa aos indios desta regiao( Licenca Maternidade, Salario de Prof Indigenas) e ate mesmos comercializaçao de ferramentas rurais e sextas basicas…..

  3. Ate q fim alguem teve coragem de expor o que ha de errado com a liderança Tupinaba de Olivenca, acompanhado o raciocinio das msg acima tenho informações a acrescentar sobre a atuação da LIDER TUPINAMBA. Essa pessoa que se diz lider usa de sua influencia para nomear parentes de primeiro grau ( irmã, sobrinha, filhos), entre outros para cargos que nao tem capacidade. Para ser claros a Cacique indica pessoa que nem mesmo tem o Primeiro Grau para ser Professora Indigena, Agente de Saude e muito mais….É um verdadeiro NEPOTISMO…. Sem contar as pessoas que recebem do GOVERNO sem ao menos prestar nenhum serviço…….

    TOME VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. É NECESSÁRIO MAIS CLAREZA NA QUESTÃO INDÍGENA E O RESPEITO DOS VERDAEIROS ÍNDIOS E TRONCOS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO RECONHECIDO, PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ONDE MUITOS MERCENÁRIOS USAM O TÍTULOI DE ÍNDIO PARA SE BENEFICIAREM, COMETENDO PREVARICAÇÕES COM A PROTEÇÃO DO CACICADO.
    MEDITEMOS NISSO E PROCUREMOS OS VERDADEIROS QUE NÃO SE INPORTAM COM DINHEIRO E SIM EM SER RECONHECIDO COMO VERDADEIROS ÍNDIOS.
    (VISITANTE)

  5. gente eu não quis ofender ninguem mas se vcs se ofenderam é por que tudo q eu falei é verdade vcs pençam deum geito eu pensso de outro eu só quis falar o que eu sinto vcs tem que respeitar a opinião dos outros e não agredir verbalmente como fizeram.novamente eu pesso desculpa mas pencem melhor no q falam

  6. nA minha leitura do que vejo aqui é a seguinte:

    Os “poderosos”, os “verdadeiros corruptos” são os que estao ganhando…
    “Dividir para melhor reinar”… existem interesses de muitos de ver o povo dividido, de ver os indios brigando entre si… Quando voces nao conseguem dialogar com suas diferencias, quando voces nao conseguem conversar buscando a uniao… voces estao dando força aos verdadeiros corruptos.
    A estrategia politica de fazer tudo para dividir voces é forte e nao é de hoje.
    E triste ver com eles avanzam, eles dividem, separam, botam os irmaos contra os irmaos…Criam as intrigas, usam o poder e o dinheiro… tudo para dominar, para continuar explorando o povo e buscando seus beneficios pessoais.
    Acho que o dialogo é o caminho!
    Tal vez, este espaço, nao seja o mais adequado para o dialogo nesse tom, mas se é aqui que voces decidiram trocar seus pontos de vista…. é importante que agnete tire as conclusoes… A minha é: Quem esta ganhando com as diferencias de opianiao de voces são os “poderosos de sempre”.
    Abraço a todos e peço por luz para que nossas consciencias sejam banhandas de luz… Que agente amplie nosso enxergar. Peço a clareza e a uniao.
    Sebas

  7. Oi, Curupaty Guerreiro
    Na caminhada existem lições a aprender e a internalizar…uma delas, que pode ser a mais séria de todas é que a UNIÃO é o grande segredo da vitória. Como disse, Sebastian, aí em cima…quanto mais divididos estiverem mais fracos serão e mais vulneráveis as tramóias do sistema serão tbm. Cuide para que a sua luta não alimente a desunião, mesmo que bem intencionado pense nos efeitos de sua fala…, temos que UNIR primeiro!
    Um grande abraço!
    A LUTA CONTINUA…

  8. “Sonho com o dia em que os homens levantar-se-ao e compreenderão que foram feitos para viverem como irmõs”
    Martin Luter King

    QUE TUPÃ ILUMINE NOSSOS CORAÇÕES COM SUA PAZ E LUZ,

    SEMPRE JUNTOS,

    Ivana.

  9. PARA REFLEXÃO!!!

    Ao me deparar diante de tal espelho, não ví refletido o HOJE OU O AMANHÃ, e sim a um passado longínquo, quando o homem desenvolveu suas faculdades (fala e escrita)para transmitir seus pensamentos.
    Acredito, que dai foi onde esse ser maravilhoso iniciou sua própria desconfiguração. Essas faculdades, inicialmente não deve ter sido para todos, não foi abrangente, surgindo então a idéia de PODER, a impressão de superioridade, iniciando assim o processo de deteriorização da sua essência. O que ele não percebeu, que tudo aqui é efêmero, passageiro, e tudo tem um preço, as vezes muito alto a se pagar, e no seu egoísmo também não percebeu, que a reação vem sempre em cadeia. Não fomos criados para vivermos sozinhos.
    A ética é mutável, só não podemos esquecer que somos IRMÃOS.
    A MÃE NATUREZA, é o exemplo mais puro da importância de vivermos em harmonia.
    A história existente, tem nos mostrado, que todas ás vezes que tentamos modificar a ordem natural das coisas nos enfraquecemos, acabamos nos tornando prêsa fácil do nosso maior predador (O HOMEM).
    Insatisfeito com as regras do CRIADOR, a criatura se voltou contra a si mesmo,e seus semelhantes. Um exemplo característico, criado pelo mesmo é o SISTEMA CAPITALISTA, que tem a seu serviço: a POLÌTICA, a RELIGIÃO e o MERCANTILISMO, gerando esse caos na humanidade. Onde instalou-se a HIPOCRISIA, fruto da aparência, destruindo o que de mais BELO existe no homem, o AMOR ao PRÓXIMO, tornando-o cada vez mais SÓ, portanto cada vez mais FRACO, mergulhado na MEDIOCRIDADE DESCOMPOSTA.
    ATÉ QUANDO VAMOS SATISFAZER ESTE SISTEMA INÍQUO???????

  10. oi tudo bem saudade verdade muito foste abração feliz.
    vc tudo historis tupimbá saudade verdade bem tb bjo ok?

  11. ha nossa luta tem que haver muita uniao em minha cidade existe indios urbano eu sei que nao e facil mas vamos pedir força a tupa vamos tirar essas bawai do cominho e seremos vitoriosos

  12. É pouca vergonha seus bando de canalhas, ah como eu queria Lampião de volta para passar vocês no cartucho, vocês nunca forma indios, negros, brancos, amarelos agora todos viraram indios, quem é o culpado é Lula por dar valor a gente preguiçosos como vocês, indios existem sim agluns em Pau Brasil e Porto Seguro, vão trabalhar bando de preguiçosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here