Em pankararu temos uma grande necessidade de profissionais competentes em diversas áreas de saúde, como por exemplo, na área odontologa, o índio Eudes |José da silva Fonseca, recém formado em odontologia, na faculdade (CESMAC) Centro de Ensino Superior de Maceió.
Com muito esforço e dedicação com seus estudos, com o sonho de um dia trabalhar em sua comunidade como todo profissional, que sempre sonha em trabalhar dentro de seu lugar de origem, prestando serviços para o bem de seu povo. No ano de 2001 o índio pankararu, Eudes, começou a fazer especialização em odontologia, pois ele tinha um sonho a realiza, de um dia poder trabalhar em sua aldeia.
Hoje existem profissionais índios formados na área odontologia que são ignorados pelo próprio município, o índio Eudes vem lutando por esse direito de trabalhar em sua aldeia nesta área. O próprio fez o pedido ao coordenador da funasa e teve como resposta “que ele voltasse na aldeia e pegasse um oficio assinado pelo conselho tribal e conselho de saúde que não haveria problema por parte dele” o índio Eudes fez o que foi sugerido pelo coordenador da funasa, mais quando conseguiu a documentação voltou ao coordenador e ele falou “ o poder de decisão estava em poder do gestor do município no o prefeito Itomar Tolentino Varjão” após isso o índio procurou o gestor do município Itomar para ver as possibilidades de ocupar a vagar em aberta, ao conversar com o prefeito sobre a possível vaga, o gestor lhe diz “ que havia prometido para outro, e não iria voltar sua palavra atrás, que era a segunda fez que tinha dado a palavra ao mesmo e não poderia deixa de cumprir”
O índio Eudes, mesmo com toda documentação em mãos, assinada pelos conselhos: Tribal e Saúde não teve a decisão acatada, por interferência política.

E por isso o povo pankararu se ver no dever de cobrar seus direitos não só pela necessidade do profissional mais que se faça cumprir sua decisão formal, no abaixo assinado, do o índio Pankararu, Eudes José da Silva Fonseca, pode ocupar vaga de dentista, na comunidade pankararu.
Esperamos que acatem nossa decisão e dêem, à preferência de dentro da aldeia, filho de pankararu.

Cõanpank

E-mail: coan@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Côanpank, sua matéria está ótima, precisamos realmente ajudar nossos irmãos, mostrar os nossos valores e competência.Eudes tem todo o meu apoio, desejo de coração que vc
    consiga realisar esse desejo, estarei torcendo por vc !!!

  2. oi sua tia regina pede que reforço seus laços culturais e para sua luta ter uma força maior, que tenha cautela para não deixar uma causa que é de direito vir a prejudica-lo com a comunidade e nem na sua carreira profissional.

  3. ola Eudes li seu depoimento , concordo que são uma vida de dedicação a esta profissão,é um direito a que presisamos conquistar, mas a cautela é essencial a luta não é de um dia para outro não se abale, não feche a porta para o dialogo procure outras nações quem sabe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here