Quando é mostrado nos meios de comunicação, a recuperação da terra indígena, feita pelo o próprios índio, exemplo RETOMADA, eles dizem: “ índios da tribo… INVADIRAM A FAZENDA DE…” A palavra invasão não é correta, vou esclarecer porque.

As terras brasileiras são indígenas, e pertencem a várias tribos existente e outras que foram exterminados, mas o poder dos grandes latifundiários tomaram nossas terras de nós. Isso no passado, com ajuda de pistoleiros que atacavam as aldeias e matavam o índios com a pior crueldade, os que iam resistiam eram expulsos e encurralados em pequenos pedaços de terras. Essas terras que nos foram roubadas, receberam títulos falsos de posse, aonde colocou os assassinos como dono delas, muitas áreas foram demarcada pelo o governo para manter o pouco de nosso povo, mais isso não durou muito, limitaram pequenas áreas de terra para a nossa sobrevivência, mas foi uma fachada, os invasores tornaram atacar e expulsaram os índios das terras demarcada. Os índios quem resistiram tiveram de sobreviver no mundo do não índios, trabalhando em troca do pão. O nosso povo passou a conhecer de nossos direitos e com ele vimos há muito tempo reivindicando essas terras, mais a justiça não tem dado atenção a nossa causa… E se tornando omisso ao nosso sofrimento. No Brasil, atualmente a nossa população indígenas representa menos de 1% da população nacional, mesmo assim não somos respeitado no nossos direito.
A palavra correta quando reocupamos as nossas terras é retomada e não invasão. Porque? Essas duas palavras Invasão e Retomada são distintas, ou seja uma se refere que não somos donos e a outros demostra que estamos tomando o que nos pertencem. O índios não invade o índios Retoma as sua terras. Segundo relatam as lideranças Pataxó Hãhãhãe, que há muito tempo vem lutando por nossa terra, “A justiça nunca deram terra para nós, se hoje estamos morando em parte de nossa terra é porque resolvemos fazer retomada, o novo governo herdaram a culpa de ter dado as nossas terras para ao latifundiários no passado… e não querem julgar…” Isso significa que os índios em nosso pais vivem sofrendo, até mesmo tirados as vidas e poder judiciário não liga para nós. Termino com a frase do compositor indígenas Edesio Pataxó, “ É TERRA SIM, VIOLÊNCIA NÃO… BANDIDAGEM TÃO INIMIGA, ÍNDIOS QUEIMADO MORTO VIVO!”

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia!

    O que você escreveu e pura verdade, aqui em Roraima acontece o mesmo, depois da grande luta que tivemos na nossa TIRSS-Terra Indígena Raposa Serra do Sol tivemos um grande passo pela expulsão das grandes maioria dos fazendeiros. Mas isso não acaba aqui temos que luta a cada dia de nossas vidas, para termos autonomia total, e fazer retomada de nossas terras que foram invadidas por eles brancos, fazendeiros, e não por nós índios que nascemos e nos criamos na terra mãe natureza, nossa casa.

  2. Aos Índios de Miranda

    O mundo é divido em duas metades, uma delas era de vocês, o homem branco veio com pólvora, lutou e venceu, mas neste mundo só há uma grandeza permanente e eterna, que é a verdade e a justiça. O novo mundo envelheceu e caminha para outras leis, mas vocês não. Deus não criou vocês para voarem com as águias, mas também não criou para rastejarem com os patos. A luta continua amigos guerreiros…É chegada a hora da retomada da Fazenda Petrópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here