NÓS DO POVO PANKARARU COMEMORAMOS A PASCOA COM UM EMOCIONANTE RITUAL QUE ACONTECE NO TERREIRO DE NOSSO SAUDOSO CACIQUE NARCISO QUE ESTA JUNTO DOS ENCANTADOS OLHANDO E ROGANDO POR NOS… SAM_0271 SAM_0272 SAM_0273 SAM_0274 SAM_0275 SAM_0277 SAM_0278 SAM_0279

Comentários via Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Dos anos 50 pra tràs, o povo de Tacaratu e os Indios Pankararu, geralmente se encontravam na Igreja da Nossa Senhora da Saúde, para acharem Aleluia, junto com o padre, porque, como diziam os mais velhos, 3 espinos de sangue apareciam na Biblia. Se não achasse esses 3 espinos de sangue, diziam eles que o mundo se acabava.
    Esse terreiro é o terreiro dos Pedro, que era comandado por Narciso Pedro, que foi o primeiro cacique Pankararu, hoje comandado pelo cacique Zé Auto, seu filho herdeiro.Terreiro esse, cujo chefe espiritual, o encantado, é um capelão do outro mundo, e neste mundo, nós conhecemos ele como capitão. Então por ele também ser padre, o terreiro é religioso. Ele ficava com o seu batalhão, como a semana da vigília, rogando e pedindo para que a Igreja achasse esses espinos de sangue, esse Aleluia.
    A dança começa no sábado de Aleluia, e continua no domingo, o dia tudo, com comemoração, louvo, para o sucesso da igreja que achou os espinos. Mais, o capitão Dandaruré, por ele ser padre, a missão dele na aldeia, e tal vez muitos não conhecem (mas o cacique Zé Auto vai esclarecer), é o responsável pelo batisado dos Indios na aldeia, e a sua igreja, que não é desse mundo, é a de Nazaré. Então uma das missão dele no terreiro é uma das potencia histórica dele na aldeia.
    Esse terreiro é um dos 4 terreiros de força da aldeia, dispostos em cruz, dentro da aldeia. A posição do terreiro Dandaruré é no braço sul da cruz.
    Cacique Zé Auto

  2. Dos anos 50 pra trás, o povo de Tacaratu, junto com os Índios Pankararu, se encontravam na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, para acharem Aleluia, junto com o Padre. Os mais velhos diziam que 3 espinos de sangue apareciam na Bíblia. Se não achasse esses 3 espinos de sangue, diziam eles que o mundo se acabava.
    A dança que acontece no terreiro dos Pedro, que era comandado por Narciso Pedro, primeiro cacique Pankararu, é hoje comandado por Zé Auto, seu filho herdeiro. O chefe espiritual desse terreiro, o encantado, é um capelão do outro mundo, e nesse mundo nos conhecemos ele como Capitão Dandaruré. Então, por ele também ser padre, o terreiro é religioso : ele ficava com o seu batalhão, durante a semana da vigília, rogando e pedindo para que a Igreja achasse esses espinos de sangue, esse Aleluia. A dança começa no sábado de Aleluia, e continua o domingo, o dia tudo, com comemoração, louvo, para o sucesso da Igreja que achou os espinos.
    O Capitão Dandaruré, por ele ser capelão, ele tem uma missão na aldeia (tal vez muitos não sabem, mas o cacique Zé Auto vai esclarecer) : ele é o responsável pelo batizado dos Índios na aldeia, e a sua Igreja – que não é desse mundo – é a de Nazaré. Então, uma das missões dele no terreiro é uma das potencias histórica dele na aldeia.
    Dentro da aldeia, são 4 terreiros de força : o do capitão Dandaruré é um deles. Esses 4 terreiros são dispostos, dentro da aldeia, em cruz, e o terreiro do Capitão Dandaruré encontra-se no braço sul da cruz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here