A nossa aldeia existem algumas áreas indígenas que cultiva o plantio de cacau. O cacau é uma das fontes de renda que a comunidade consegue pouco de recurso financeiro para suprir suas necessidades.

as folhas amarela é um sinal que o cacau nao  dura  muito tempo
as folhas amarela é um sinal que o cacau nao dura muito tempo

Porem, a produção de cacau esta escasso, devida uma doença da vassoura de bruxa que ataca os furtos e folhas, raízes das arvores levando a falência.

as folhas do cacau  fica avermelha atingida pela doença
as folhas do cacau fica avermelha atingida pela doença

O pouco do cacau que sobram é vendido. Sabemos que esta doença não tem cura, mais não só este fato que vem causando problema, um deles é manter os cuidado com terra, porque alguns índios não têm habilidade fazem os plantios primeiro queimando o solo, isto pode ocorrer porque falta o acompanhamento de técnico agrícola para fornecer orientações de como manusear o cultivo da lavoura sempre prejudicar a terra, também falta muita informação de pessoas capacitada para nos ajudar a resolver algumas situações da nossa roca.

quando a doença ataca os cacau pequenos não se desenvolvem
quando a doença ataca os cacau pequenos não se desenvolvem

 Com o esgotamento do cacau, geralmente o nosso povo sempre esta fazendo roca de verduras, hortaliça e planta de tudo um pouco como: feijão, milho mandioca, andu etc… Todo o trabalho que construímos é meio de sobrevivência da nossa nação.

Bainan Pataxó Hãhãhãe.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here