No ultimo dia 02 de Fevereiro, na aldeia Brejo dos Padres, povo Pankararu, teve a estréia do primeiro documentário, que fala dos Pankararu que vivem em seu território tradicional, e os Pankararu que vivem em São Paulo, um filme de Paula Morgado do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo, e João Cláudio de Sena,cineasta.
Esse documentário, foi idealizado por os Pankararu que vivem em São Paulo, que por acaso encontraram, Paula e Cláudio que adoraram a idéia, e abraçaram esse projeto, até porque nunca ninguém, tinha se preocupado em abordar esse tema. Que fala sobre os Pankararu, que vivem próximo as margens do rio São Francisco (Pernambuco, nordeste do Brasil), que começaram a migrar para São Paulo a partir de 1950, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Muitos se fixaram na favela do Real Parque em busca de sonhos e uma nova forma de vida. Próximos ao Rio Pinheiros somam hoje cerca de 500 índios, num total de 1500 espalhados em toda São Paulo.
O documentário pretende ser um caleidoscópio, da visão Pankararu acerca desta viagem que não tem fim, e também mostra as dificuldades e problemáticas, que são vivenciadas por esses índios viventes em uma Cidade Grande, mas nunca deixaram de ser que são, e cultivam com muito orgulho, suas tradições, mesmo vivendo em um lugar diferente, de onde vieram.

A estréia desse documentário teve a presença de, mas de 100 Pankararu, que se deslumbraram, com o maravilhoso conteúdo do filme, e muitos até se emocionaram, pois não conheciam a realidade, que seus parentes presenciavam, em uma selva de pedras. Mas esse filme só pode ser realizado, por causa da Ação Cultural Indígena Pankararu e o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, e do apoio da FAPESP, USP, CUFA e a DASLU.
Só sei que esse documentário, vai servir para mostrarmos para o mundo, a força de um povo, que mesmo longe de seu seio materno, nunca desistiu e nunca esqueceram de suas raízes.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br