Divulgação do livro com os anciões

No dia 19 de julho de dois mil e onze, nós indiosonline Pataxó Hãhãhãe, reunimos no colegio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu,para divulgar o nosso livro Somos Patrimônio neste encontro contamos com participação dos nosso estudantes e professores, anciões D. Judith, Finha, Miraldo para mostrar o nosso trabalho. Achamos importante primeiro fazer este trabalho na aldeia, porque queremos que nossos parente conhecesse o livro e passasse a fazer parte desta luta pois o livro registra os valores da nossa riqueza cultural falada pelos nossos anciões e parentes indígenas.

jovem Pataxó Hãhãhãe é presenteado por um livro

Este trabalho que fizemos fui muito bom, o nosso povo foi bem participativo na palestra dialogando um com o outro. Depois no dia 27/08/2011 fizemos a apresentamos o nosso livro no município de PAU BRASIL, para ocorre este evento contamos com colaboração da Diretora (Zaira Couto) do Colégio Centro Educacional Maria Santana para mostrar o nosso livro aos estudantes e professores. Chegando à sala de aula fomos recebidos pela turma da 8° serie e pela professora Jailda Passos que nos acolheu muito bem, também os alunos foram bastante atencioso e interessado em saber sobre o nosso livro.

 

Estudante faz um texto o que acham dos indios.

Objetivo deste encontro foi mostrar o livro para as pessoas ter conhecimento da nossa cultura, e os valores da cultura de outros povos indígenas, para que as pessoas compreender este livro, Hemerson Pataxó Hãhãhãe fez a leitura do texto Lutando e Resistindo, para todos refletir melhor a cultura indígena. Em seguida, pedimos aos alunos para fazer um texto o que achava do índio? Os alunos colocaram o seu ponto de vista, depois lemos a ideia de cada um, para nós foi uma surpresa porque notamos muitas coisas boas, este trabalho que fizemos sentimos que as pessoas estão entendo o nosso modo de vida e com: a nossa tradição e costumes da nação indígena, também vimos que o preconceito esta sendo amenizado, foi muito bom a troca de experiência com eles, porque junto aprendemos a conhecer a cultura de cada um. Depois da palestra distribuímos os livros; um para a diretora, outro para a biblioteca do colégio, professora, secretaria da sala de informática ao professor Cosme. Por fim agradecendo a todos pelo apoio.

Professora JAILDA agradeçe o indios Pataxó Hãhãhãe pelo apresentação do Livro

Enceramos a nossa divulgação do livro no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães para os estudantes do ensino médio, apresentamos o nosso livro para eles, em todos os municípios lemos o texto Lutando e Resistindo para as pessoas conhecer a nossa riqueza cultural e a historia indígena na atualidade. Para avaliar o conhecimento dos professores e alunos, após a palestra deixamos que os alunos pudessem fazer as perguntas. No final do evento fizemos alguns sorteios com DV Indígenas Digitais e 1 Livro Somos Patrimônio.

Encontro em Itaju do Colonia

O Educador em Historia Sideny Emanuel foi presenteado com o livro, falou sobre a nossa historia aos alunos que os mesmo precisamos conhecer a nossa história indígenas, e aprender a respeitar a nossa tradição e costumes, também o professor nos parabenizou pela palestra que achou atenção dos alunos do que diz respeito a nossa cultura, aproveitando a fala nos convidou a agente fazer os nossos movimentos sociais nas escolas publicas e municipais. Em seguida, os alunos começaram fazer pergunta a nós, sobre o livro e nós costumes, tradição, religião, e nossa organização social, todas as perguntas foram respondida e esclarecida com dedicação e respeito.

Coodenadora do Ponto de cultura de Camacan Camila

Professor de Historia comenta sobre os indios

 

No final do encontro distribuímos os livros para diretória, biblioteca do colégio. Ficamos felizes com os estudantes e professores que prestigiaram o nosso trabalho, fomos parabenizado e aplaudido pelos presentes. E no dia 4 de agosto foi no município de Itaju do Colonia ,feito uma palestra no colegio com os estudantes do EGA, e uma reunião com a comunidade da aldeia BARETA. No dia 5 de agosto foi no município de Camacan, que contamos com o apoio da coordenadora do ponto de cultura (CAMILIA) que nos forneceu caminho que chegasse aos locais para fazermos a nossa a apresentação do livro no Colégio POLIO VALENTE DE CAMACAN, entrevista na Radio Regional SUL a Hora do Povo, prefeitura de Camacan, a nossa intenção era mostrar o nosso livro para que as pessoas conheça mais a nossa cultura, e mostrar para as elas que o nosso interesse é esta valorizado e respeitando a cultura de cada povo.

 

Indiosonline Pataxó Hãhãhãe.

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Meus parabens, publicar livros não é muito fácil, e estou muito curioso para saber mais sobre o conteudo do livro.
    Prabens!!! *****

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here