planta

Nossa Aldeia Kariri-Xocó parte urbana onde mora os indígenas existe uma grande variedade de plantas ao redor das casas. As espécies são de outro nicho ecológico de plantas pequenas diferente da floresta. Muitas vezes são estas pequenas plantas medicinais servem como remédios caseiro . Além disso estas plantas faz parte da tradição indígenas, onde aparecem histórias interessantes da cultura indigena. Esta planta ” Algodão Seda ”  a noite parece uma alma penada ao reflexo da luz da lua dar arrepios, algumas histórias de pessoas que caminhavam para a mata se espantaram com aquele espectro assombroso voltaram da estrada de barro . O Importante na cultura indígena cada espécie de plante de de algum animal temos uma história em nossa cultura, um evento, fato dos antigas e novas gerações, assim a tradição é especifica de cada povo. Nada é estranho ao nosso redor, debaixo daquele juazeiro teve batimento de feijão, no pé de ingazeiro na margem do rio São Francisco o pescador pegou o peixe grande, nas roças colhemos nossa produção, desta forma formamos a Memória Viva da comunidade.

Nhenety Kariri-Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olà!
    Sou professora de Educação Infantil, temos uma planta desta, “Algodão seda” ao lado de nossa escola, gostaria de conhecer sua história e poder contá-la aos pequenos.
    Agradecida….

  2. Olá Edna nós do Indios Online ficamos gratos por ter gostado da Matéria “Diversidade á Preservar “, voce pode sim contar esta História do Pé-de-Algodão-Seda, eu queria mostar que em cada lugar nós temos uma pequena história com as plantas, seja uma Árvore da Praça onde as pessoas sentam em um Banco contam histórias, seja debaixo do Pé de Juazeiro na Roça. Grande abraço Nhenety KX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here