Discriminação e Preconceito

34 663


Os índios kariri – Xoco sofrem bastante com a discriminação e preconceito que recebeu da população de porto real do colégio de pessoas inconseqüente que com atos imaturos machuca e fere a alma da nossa comunidade.
A população não sabe reconhecer os grandes beneficio que toda população indígena contribuí, ajudando a combater contra doenças e alguns males que vem prejudicando a população brasileira como a poluição do ar etc.
Nós preservamos nossas matas vivas para ajudar na transformação do gás carbônico em oxigênio e ajuda contra doenças com as nossas ervas medicinas.
Os índios principalmente do nordeste sofre com a discriminação e preconceito por a sua aparência. Mais a aparência não distingue raça, o que importa é o sangue, a cultura, a crença e os rituais que ainda mantemos.
Foi no nordeste que a frota de Pedro Álvares Cabral chegou primeiro, que para eles deram nome de descoberta mais para nós índios damos o nome de invasão.
E com essa invasão eles trouxeram vários males como doenças, estupros, escravidão, deserdação, catequização através da violência, etc. Mais nenhum índio julga todos os brancos por uma parte que nos fizeram sofrer.
É triste saber que locai que deveria combater a discriminação e preconceito são onde mais encontramos como escolas, ginásios de esporte, posto de saúde, prefeituras etc.
Na escola não queria aceita alunos índios, porque a secretaria alegava que os pais dos alunos brancos não aceitavam que seus filhos estudassem conosco.
No ginásio de esporte com os campeonatos que ocorrem anualmente, os responsáveis não querem aceita os nossos times, pois alegam que os outros times não querem jogar conosco mais descobrimos que a diretoria não que aceitar é nenhum jogador índio. .
No posto de saúde quando vamos nos consultar, funcionários não querem nos atender, pois alegam que quem é responsável por nós é o Dsei e a funasa.
Na prefeitura o prefeito e secretários não querem nos ajudar, pois falam que responsáveis por nós é a FUNAI mais quando é tempo de eleição eles lembram que somos os seus eleitores.
Eu queria que todos entendessem que ser diferenti não é motivo de preconceito e sim de trocar de experiências e respeito pela sua cultural e crença. Conheci um grupo de jovens e quando me identifiquei como índio uma delas me falou algo que me entristeceu no momento.Ela falou que odiava de coração todos os indios ergui a cabeça e respondi que aquele ódio iria se transforma em amor quando ela me conhecesse hoje ela sabe respeitar as minhas diferença e é uma grande amiga minha hoje ela entende que ser diferente não é tão ruim assim e sim gratificante pois não devemos julgar o livro pela capa porque nem todo mundo é igual.

Walison de souza matos

34 comentários

  1. Bom… acho que não so ai no Nordeste,mas como em todo Brasil sofremos preconceito, Aqui em Dourados Mato Grosso Sul também.Que bom q vc escreve sobre nosso povo, temos um blog dos jovens daqui mesmo.
    Sou da etnia Kaiowá,e gostei do trabalho que estao realizando.
    Obrigada!

  2. Bacana!

    Bacana o assunto abordado, bacana o exemplo do REAL do preconceito que cai sobre os índios e mais bacana ainda a atitude do próprio contra o preconceito. Talvez assim o mundo abra os olhos e os reconheça como pessoas diferentes, de culturas diferentes, religiôes diferentes etc. Mais como CIDADÃOS, iguais a todos e que merecem todo o devido respeito.

    Um grande abraço!

    Sucesso!!!

  3. O preconceito racial e cultural já é terrível e eu acho mais grave ainda quando se trata dos índios, que são os verdadeiros brasileiros. Fico triste por saber que nem todos admiram os índios como eu admiro. Infelizmente nosso país virou um país dos brancos e estrangeiros que não respeitam nossa verdadeira cultura, a indígena.
    Amei este site.
    Parabéns.

  4. o que eu acho sobre isso que só porque temos uma cor um pouco diferente fica essa discrminação.. não acho justo estas pessoas que nem eu um negro sofrer uma discriminação. Não entendo isso acho que estas pessoas que passam outras pessoas se humilhar não tem coração e não sabe o que a outra esta passando..

  5. Bom… eu acho isso um absurdo por que eu sou negra e tenho orgulho da minha cor.
    Pois quem tem preconceito deve se tratar porque foi DEUS que quis assim…
    Tchau

  6. Que DEUS tire todo esse preconceito de todas as pessoas…
    Espero que quem estiver lendo essa mensagem PARE E PENSE!!!
    Obrigado!!!

  7. Colega Walison sua luta pela aceitação do índios, na sociedade em geral, deve continuar, pois nós também estamos com você colega, entendemos perfeitamente a sua indignação diante do fato e não é só em sua comunidade que isso acontece, aqui na nossa comunidade acontecem fatos semelhantes a esses apresentados por você e nós, enquanto gerreiros que somos, não nos deixamos nos abater, pois nada melhor que um dia após o outro,se um dia é da caça o outro é do caçador!
    Continue a sua luta que você consegue!
    Seu colega, Aram

  8. Fico indignada com preconceito em relaçao ao indio,somos descendentes deles pois eles foram praticamente os primeiros habitantes da terra,ser diferente nao e motivo de preconceito e sim de troca de experiencia,olha como eles vivem,sem guerras urbanas sem a nossa violencia do dia,els vivem em comunidade uns ajudam os outros ,não são como nos que nem se quer da um bom dia a um vizinho,acho que devemos aprender muito com eles.

  9. descriminaçao é preconçeito isso tem que mudar.Se vc é preconçeituoso pensse no que vc vai fazer

    bjssssssssssssss

  10. descriminaçao é preconçeito isso tem que mudar.Se vc é preconçeituoso pensse no que vc vai fazer

    bjssssssssssssss

  11. EU ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE HISTORIA E QUERIA ALGO SOBRE OS PRECONCEITOS QUE SOFREM A POPULAÇAO INDIGENA DO BRASIL E NUM CONSIGO AXAR SERA QUE ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?

  12. Eu amei esse assunto que voce falou….tocou muito fundo em mim, Minha bisavó era da etnia tupi-guarani e não é porque sou branca que eu desrepeito.
    O preconceito contra vocês indíos tem que acabar e logo!!!!
    continue divulgando esse seu trabalho lindo.
    bjão0o0o0o0o0o

  13. Eu amei esse assunto que voce falou….tocou muito fundo em mim, Minha bisavó era da etnia tupi-guarani e não é porque sou branca que eu desrepeito.
    O preconceito contra vocês indíos tem que acabar e logo!!!!
    continue divulgando esse seu trabalho lindo.
    bjão0o0o0o0o0o

  14. não tenho descriminação com os indios pos gosto muito de suas historias são muito interessantes e sempre que leio fico com vontade de ler mais esse éo meu comentario

  15. Tengo voluntad muy grande por luchar por los derechos de mi pueblo.Espero que las personas se acostumbren con las distinciones de los indígenas.Nosotros,la nación indígena,deseamos eso.

  16. Eu ñ sou india, mas me tocou muiito o seu assunto.
    Acho revoltante essa sociiedade mesquinha, egoista, superficial, sem amor, sem valores em que vivemos.
    Acho o povo indígena um exemplo, nosso ancestrais.
    Também temos seu sangue e deveríamos valorizá-los mais que qualuqer um .. vcs fazem parte da nossa história, fazem parte de nós e devem ser respeitados como cidadãos com direitos e dignidade.
    Amo a cultura de vcs e sua história me facina..
    Aqui uma amiga e com certeza uma pessoa que dá força a luta de vcs!

    Beiijo galeraa .. ♥

  17. Amei o texto!Qrido…
    Fala a realidade desse nosso Brasil cheio de erros!
    Você está muito certo em divulgar.Não sou indígena,
    mas não vejo problema algum em índios.Também são gente!
    Só quero deixar uma dica e uma observação: divulge mais textos como esse!
    E para deixá-lo mais formal, arrume uns errinhos de grafia, ok!
    Bjinhu querido!Parabéns… :D

  18. Sou kaingang do Rio grande do sul ,quero dizer que tudo isso já passei e ainda enfrento ,masnunca vou deixar de ser india,te esperança que un dia nós vamos ser respeitados com igualdade

Partilhe um comentário