Fica explícito para nós povo sofrido de Pankararu que a criação e a oficialização  da referida SESAI é mais uma cronagem que o governo vem trocando no decorrer da história de lutas do movimento indígena. Uma vez que  os membros gestores permancem os mesmos com as mesmas concepções de uma política que investe de acordo com os interesses próprios .

Como confirmado no referido  quadro demostrativo que por sua vez desconhecem as carências e os atendimentos superficiais vividos por nós VÍTIMAS DOS DESCASOS!


Diante dessa pratica lutaremos por um acompanhamento preciso dentro do nosso povo para assim poder dismistificar as VERDADES ABSOLUTAS.

Ainda esperamos que a SESAI respeite a nossa participação indígena nas discursões  e decisões das políticas  Publicas que nos ferem e nos prejudicam.

Em resposta a secretaria especial de saúde Indígena- onde diz que não é verdade que Pankararu esta sem médicos.

1-diz que no total , a assistência aos pankararu é composta por 69 profissionais nesses 3 municipios, Tacaratu, Jatobá e Petrolândia,  distribuidos da seguinte forma:

3 médicos

3 enfermeiros

3 ondotólogos

3 auxiliares de consultório dentário

10 auxiliares de enfermagem

23 agentes  ndígenas de saúde

13 agentes indígenas de saneamento

3 auxiliar de serviços gerais

2 vigilantes

6 auxiliares de serviço  gerais

Mas nós temos um total de 25 comunidades, destribuidos em 3 povos que fazem parte de um todo de Pankararu, Pankararu Entre serras, Pankaiuka , aproximadamente 8 mil Índios!

Quando citei que estavamos sem assistência mèdica,  foi pq o médico que atende as  comunidades que faço parte, Jitó, Brejo dos Padres e Saco dos Barros aparece uma ou duas vezes por mês isso quando aparece. O meu povo ja esta cansado de comparecer para uma consulta no dia Marcado e o medico não !

2- citei que a mortalidade vem aumentando em Pankararu, não citei mortalidade infantil, até porque as mortes são no geral!

3- a secretária diz que é falsa a informação de quer o Poló Base da aldeia Brejo dos Padres estava  fechado. Eu citei que fechou em dezembro,  exatamente dia 17/12/2010 e reabriu dia 17 /01/ 2011 e não como a secretária diz que o poló esteve de recesso do dia 27/12/2010 até 02 /01/2011 e ainda afirma que desde o dia 03 de janeiro o poló funciona normalmente , sem qualquer tipo de paralisação.

Eu como faço parte da comissão para viabilizar as reinvidicações da comunidade ou seja do Povo Pankararu, não poderia deixar de falar o que esta acontecendo, afinal estou aqui para reinvidicar os direitos do meu Povo, ja não aguento mais ver tanto descaso com meus parentes e peço que se alguém tiver alguma duvida nos procure ,  garanto que a comunidade estará disposta a falar e mostrar o que realmente acontece aqui dentro, só nos baseamos no que vivemos,  eu sou apenas a porta voz desse povo tão sofrido!

Patrícia Pankararu

Professora Indígena Pankararu

Membro da Gestão da Rede indiosonline

Email: Patrícia.indiosonline@gmail.com