Considero não só o Dia Internacional do Índio

Considero não só o Dia Internacional do Índio,mas a maioria das datas comemorativas inúteis,para mim não surte efeitos positivos, é como se existíssemos somente naquele dia, como se nossas oportunidades se abrissem e se fechassem ali mesmo. Naquele momento o mundo estar voltado para nós, mas o importante é o nosso dia-a-dia, é o convívio, são nossas necessidades e anseios é o que realmente somos, e o que somos pertuba a muitos, incomodamos-os pois lutamos pela permanência de uma cultura enquanto o homem branco busca desesperadamente avançar, mudar esta cultura,para ele quanto mais moderno melhor e para nós quanto mais preservado mais significativo.

Neste dia o enteresse de ambos são diferentes, não andamos sintonizados, pelo contrário, somos cada vez mais massacrados e excluídos quando buscam seus interesses pessoais.

Nós, Povos Indígenas, procuramos as coisas onde elas existem, na alma, nas cores, nos mivimentos, nos mitos, nas lendas, nas estrelas, no sol, nas formas originais, na força dos astros e das chuvas, ou seja, no coração das coisas e isto faz de nós um povo diferente, pois a medida que que o homem branco cresce muda o mundo deformando a forma original que Deus criou, achando ele que será sua Glória e salvação, tolo, estar cada vez mais se afundando num buraco cavado por ele próprio. Enquanto nós indígenas valorizamos cada palmo de chão, cada gota d´água não pelo simples fato de tranformá-la mas de preservá-la, valorizamos a terra não somente pelo o grão de areia, mas o ar que passa nela, pela imensidão do céu que a cobre, pelo sol que lhe fornece luz, pela sua totalidade de gerar Vida. Não a exploramos nem matamos nós pertecemos a ela, fomos gerados dela e voltamos para ela por isso a amoamos e respetamos tanto. Isto é o que valorizamos, a vida diária, o sufoco a peleja, a alegria, as lutas e as conquistas e tudo isso não pode ser comemorado apenas em um dia, mas em uma Vida, precisamos de Amor e Respeito todos os dias

Cecilia Tumbalalá, em resposta a um email sobre o dia Internacional do Índio