Está data 19 de Abril foi criada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto de Lei nº 5.540.
Pois durante a realização do I – Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os indígenas, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos indígenas, pois não era pra menos uma vez que já estavam habituados a emboscadas, perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas.
Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os indígenas resolveram comparecer em massa, e nesse dia era 19 de Abril de 1940.
Essa data por sua importância na história indígenista das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. No entanto já mencionei anteriormente em outra publicação que o dia 19 de Abril, não é o dia do Índio, o mês de Abril não é o mês do Índio, mais de uma coisa temos a certeza absoluta. Todos os dias, meses e anos são dos povos indígenas, até o Brasil é dos povos indígenas.No entanto nos roubaram, mas vamos reconquistar nossos diretos.
Não podemos esquecer que os primeiros habitantes desta terra chamada Pindorama eram os povos indígenas, quando os portugueses invadiram o nosso país em 1500, os indígenas já estavam aqui e vinhemos lutando no seu dia-a-dia desde ai, depois de varias emboscadas, massacres e etc… não é apenas mais um de 19 de Abril, mais sim data essa de 1500 que está cicatrizada em nossas mentes, vão lembrar de nós querendo ou não. Porque desde ai que nossos antepassados morreram por nós, lutando bravamente por defender nosso povo, nossas terras,nossas famílias e nossos direitos constitucionais, eles vão está sempre conosco para continuar a luta.
As mesmas leis que aprovaram nossos Direitos Constitucionais, são as mesmas que querem usurpar, mais já mais vamos deixar.
Chega de tanta violência contra nós povos indígenas, pois somos guerreiros e a luta por um país justo e democrático está por vim, pois temos a sabedoria divina e os “Homens Brancos” tem muito o quê apreender conosco, pois eles nem sabiam o quê era um banho.
O “Branco” aprendeu a tomar banho vendo os indígenas tomar banho no rio, antes os portugueses passava somente um pano úmido no corpo, agora aprendeu o quê é um banho.
O mundo está ai a beira de um colapso natural, efeito estufa, vulcões, trovoadas, e etc… então os egoístas têm muito que aprender, para que vejam as alternativas viáveis para um futuro melhor do planeta.
Porque se eles continuarem a destruir a natureza do jeito que vem devastando tudo, a humanidade está perdida.

Edcarlos (Carlinhos)Pankararu
edpankararu@yahoo.com.br

www.acaopankararu.blogspot.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. O índio brasileiro, tanto quanto todos os índios americanos, sofreram com as invasões européias, o recentimento é natural, porém falamos de um processo histórico ,com teor de uma época diferente, com pensamentos diferentes. Não sabemos se isso aconteceria hoje.Aconteceu, não podemos voltar atrás e consertar nada. Vocês fazem a parte de vocês, lutam contra as injustiças. Parabén!!!! Todos têm um motivo, que nem sempre é bom para todos.
    Sou ardorosamente fã dos que tem corajem de lutar.

  2. Acho que o comentário deve ser extensivo a todo o povo brasileiro, em especial, negros, indios, mulheres, brancos pobres… pois até a presente data esses vêm sendo vítima de todo tipo de violencia que existe: discriminação, desemprego, falta de assistencia a saúde, a educação, falta de terra, de alimentos, dentre tantos. falar do indio é falar do povo brasileiro, todos estão em´pé de igualdade quanto serem vítimas das violencias acima.

  3. Mi Pueblo Naciòn Charrúa en tiempos originarios iba desde Entre Rios Argentina, pasando por Uruguay, hasta Rio Grande do Sul.

    Somos un pueblo pre-existente, originario.

    Nosotros recordamos el 11 de Abril con mucho respeto el dia de los pueblos originarios.
    Abril, mes de matanzas, mes de genocidio Charrúa,…. todo un año al correr del Arroyo Salsipues, que està en el lìmite de los departamentos de Tacuarembò y Paysandù, en Uruguay.
    Nos reunimos con mucho respeto,y hacemos un homenaje a nuestros ancestros, a nuestros mayores, y reafirmamos nuestra identidad originaria, nuestro compromiso.
    Nuevamente digo, los pueblos originarios somos todos cerno de un mismo àrbol …. Huebilù.

  4. O índio tem cultura e sabedoria
    e sinto uma enorme vontade de dizer que o índio é a salvasão do planeta
    muito orgulho tenho de ter sangue indígena correndo em minhas veias
    A natureza pede SOCORRO!
    A natureza pede AMOR!
    A natureza pede PAZ!
    A natureza pede RESPEITO!
    O índio é começo meio e fim
    O índio é preservação e respeito a natureza
    é exemplo de VIDA!!,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here