No ultimo dia 30 de setembro de 2010, foi comemorado o dia da consciência indígena Tupinambá, que esse ano foi realizado na praça central de Olivença, município de Ilhéus – BA, essa comemoração é em memoria ao índio Marcelino, que foi um grande guerreiro Tupinambá, que lutou contra os coronéis de sua época e a famosa volante. Se fizeram presente a praça de Olivença, mais de 500 índios Tupinambá, de diversas aldeias de seu território, e a comemoração começou com uma reza tradicional Tupinambá, depois teve um grande porancym que durou por volta de uma hora e meia.

Até então a comemoração já era repleta de alegria e emoção, pois que pudemos perceber, os Tupinambá estavam expressando em seus corpos e almas, uma grande energia de satisfação e orgulho de serem Tupinambá, pois ao longo da historia esse povo foi massacrado, descriminado e dado como extinto.

Mas o dia da consciência indígena Tupinambá, não é apenas um evento, mas é um dia de afirmação étnica social desse povo, que se mostra cada vez mais ser um povo forte e resistente, e ensina a todos o verdadeira valor de ser indígena, mesmo vivendo em uma sociedade preconceituosa e as vezes até desumana, por conta do capitalismo selvagem que nos rodeia.

E para terminar a comemoração, foi colocando um telão na praça onde foi passado o vídeo da X Caminhada em Memoria dos Mártires do Massacre do Rio Cururupe, que aconteceu no dia 26 de Setembro, e também foi apresentado outros vídeos realizados pelos jovens Tupinambá, com o apoio da Rede Índios On-Line.

Agora para terminar, eu não posso esquecer de dizer que a comemoração do dia da consciência Tupinambá, foi de grande importância não só para o povo Tupinambá, mas para todos os outros povos indígenas do mundo, pois as dificuldades encontradas aqui é também encontradas em qualquer outro povo indígena, e que só somos fracos mas se nos unirmos seremos muito fortes…

Avante, avante pois a luta é constante!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here