Dia 19 de Abril dia do Índio.

Terra Demarcada, URGENTE!

O dia 19 de Abril é visto pela sociedade brasileira como o dia do Índio, mas para nós povos indígenas dia de índio é todos os dias, pois estamos em uma luta constante para a concretização de nossos direitos constitucionais, bem como a nossa autonomia com a demarcação de nossas terras. Infelizmente a sociedade não tem o mesmo pensamento e em vez de nos apoiar muitos acham melhor nos discriminar e nos perseguir porque lutamos simplesmente pelo o que nos roubaram, as nossas terras tradicionais.

Pensamento na visibilidade de nós povos Indígenas Tabajara e Kalabaça de Poranga neste dia 19 nos articulamos e fizemos um ato publico onde passamos pelas principais ruas de Poranga com faixas, bandeiras de nossas organização, no som de nossos maracás e tambores, gritando e solicitando apoio da sociedade envolvente.

Conseguimos levar mais 500 índios Tabajara e Kalabaça de Poranga e no Centro de Poranga nós lideranças indígenas fizemos as nossas colocações e finalizamos com um grande ritual sagrado em praça publica.

Dia 19 de Abril de 2010 será histórico para o nosso povo que tanto sofreu com os preconceitos e discriminações por parte dos não indígenas. A nossa coragem e resistência já repercute em vários lugares, pois na ocasião fomos até uma emissora de radio do Estado do Piau, que tem audiência em três Estados; Ceará, Piau e Maranhão e demos varias entrevistas e depoimentos de nossa luta.

Simplesmente INESQUECÍVEL.

Povos Tabajara e Kalabaça de Poranga

Matéria: Jorge Tabajara de Poranga Ceará!

Povos Tabajara e Kalabaça de Poranga
Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ereré parentes,

    Essa foi mais uma manisfestão que demonstra o nosso desejo por uma autonomia e pela auto-gestão das nossas comunidades.
    De fato, 19 de abril é apenas um ” marco simbólico instituido” pelos não-índios. Enquanto que para nós indígenas é mais um dia de reflexão…
    Bem como, todo dia é dia de índio!

    Espero que o seu povo, que também é parte de mim, reflita e lute sempre pelo respeito e por nossos direitos. Afinal, temos uma luta árdua mas que certamente devido o “nosso caminhar” terá um sabor doce!

    LUZ DE TUPÃ!!!
    Nita Tuxá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here