No dia 26 de novembro de 2008 a PF (Policia Federal) a mando da juíza de Itabuna, veio retirar os índios da área, na região da água vermelha onde residiam à família da índia Elza Maria de Jesus. Desrespeitando assim, aos idosos que ali residiam e as crianças.
A PF (Policia Federal) atirou bombas de borrachas, bombas de gás e bombas de pimenta, na casa da índia Elza, onde uma criança ao inalar aquela fumaça da bomba teve sérios problemas de saúde, quase o levando a morte, a mãe da criança ao ver em seus braços, seu filho morrendo por falta de ar em meio a desespero ela faz respiração boca-a-boca em seu filho assim ajudando-o a chegar ate o hospital.onde não quiseram atender a criança. E também uma anciã a índia Genir que tem problemas de pressão, ou seja, ela é hipertensa a policia não teve o mínimo de consideração com a idosa Genir, jogando bombas em sua residência onde lhe prejudicou muito a saúde e ela ate hoje ainda esta no hospital aos cuidados médicos.A PF estava embargando os indígenas que ali estavam a ajudar a índia Elza Maria a retirar os pertences de sua casa.Onde a PF juntamente com os pistoleiros do fazendeiro tiraram os pertences da mesma, e de outras famílias que ali residiam então levaram todos os pertences para a cidade Pau Brasil onde ficaram largados em uma casa como se não houvesse dono, e a maior parte destes pertences estão danificados e por este motivo as famílias não podem retirar os objetos e também por não ter aonde ir.
O desrespeito da PF para com os indígenas foi tão grande que a FUNAI nem foi comunicada a respeito desta ação pela PF..
As casas construídas pelas famílias indígenas nesta área foram todas queimadas pelos pistoleiros do fazendeiro e se apoderando dos restantes das criações que ali ficaram porque a PF não deixaram retirar por completos.
Fomos tratados com muita falta de respeito, ou seja, iguais a animais, mas quero lembrar a todos que índio também e gente todos temos papel importante para com a sociedade nacional e internacional, pois também somos cidadãos sabemos que temos direitos, deveres e responsabilidades com a sociedade por isto votamos porque precisamos de respeito e não foi o que recebemos da PF foi muito horrível, e por isso pedimos justiça. Não abastando nosso irmão Galdino que foi morto queimado em Brasília e ainda passarmos por esta humilhação. “Aquele que não conheceu pecado, Ele O fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Tupã.”

Awrinã pataxó 09/12/2008