Isso ocorre devido o aumento da população em nossa tribo, pois a área que temos disponível para plantar não é suficiente para a quantidade de agricultores indígenas que vivem da roça, de onde tiram seu alimento. Tendo essa mesma área ocupada por suas casas, obrigando-os a desmatarem as suas serras, já que temos como cultura de subsistência o cultivo do feijão, milho, mandioca, etc.
O fato de ocorrer, este ato de desmatamento e queimadas, não é por culpa dos Pankararu. Pois fomos expulso de nossas terras onde sempre cultivamos nossos plantios por posseiros, sendo obrigados a vivermos em uma pequena área de serras e cascalho que agora não atende mais as nossas necessidades. Conseqüentemente acarretamos começos de erosões nas serras, que conseqüentemente veio seguido de assoreamento em nossos riachos e diminuição da água nas nascentes.

Sandra Monteiro
E-mail: sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Adorei muito sandra da sua matéria fala sobre o desmatamanto da área que nós mesmos abtamos.porem com esses desmatamentos está acontecendo um grande procedimento com as nossas nascentes.diga nâo o desmatament e sim a floresta que é nossa beleza.

  2. Sandra e PANKS e amigos,

    Desde um ponto de vista sua partilha me parece certa porem, acredito devemos sempre olhar o que é possivel de ser feito por nós.
    1) Buscar aumentar as terras indigenas
    2) Buscar conscientizar aos indios como pode se cultivar sem queimar e sem desmatar
    3) Reflorestar

    Recomendo que voce entre no arco e leia um pouco sobre AGROFLORESTA!

    Abraços
    Sebas

  3. oi Sandra, a tua matéria amiga nos mostra a realidade e um alerta,do q realmente está acontesendo em nossa aldeia, é um caso preocupante,necessitamos de terras devido ao alto crescimento da população indígena em Pankararu. Necessitamos de forças e muito mais fé para lutarmos e vensermos juntos. Abraços. Parabéns !!!!!!!!!!!!!

  4. oi Sandra, a tua matéria amiga nos mostra a realidade e um alerta,do q realmente está acontesendo em nossa aldeia, é um caso preocupante,necessitamos de terras devido ao alto crescimento da população indígena em Pankararu. Necessitamos de forças e muito mais fé para lutarmos e vensermos juntos. Abraços. Parabéns !!!!!!!!!!!!!

  5. o desmatamento hoje está em todo lugar.A nossa aldeia tanbém pede socorro.Hoje em dia temos que preservar a natureza, caso contrario nós mesmos sofreremos as consequencias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here