pois estamos perdemos os nossos grande guerreiros que são os nossos ancioes e estamos achando que precisamos aprendermos muito mais como os nossos anciões.
Os nossos ancioes estão preocupados com o nosso órgão tutor FUNAI porque estamos sentindo o verdadeiro abandono perante alguns fracionários que se diz trabalhar para nós índios, mas na verdade não estamos vendo nada que venha nos beneficiar de verdade.

Nesta reunião contamos com a participação dos cacique: Nailton Pataxó Hãhãhãe,o vice cacique Reginaldo Pataxó Hãhãhãe apelidado por( Guducha), lideranças, CIMI, APOIME.

Esta reunião tem por objetivo de discuti o assunto da terra,saúde, educação do qual falamos, e também avaliar o passado e presente porque só assim podemos nos organizar melhor e da uma resposta para o nosso órgão tutor que somos capazes de reunirmos para uma organização de qualidade e que possamos lutar pela nossa autonomia, porque nosso órgão tutor ainda nos considera como uma criança e sempre quer dizer o que nós devemos fazer, e será que nós temos que cumprir com tudo isto?
Por isto os nossos ancioes vem nos orientando que devemos ter cuidado e não deixar a nossa casa ser dominada por particulares, pois todos nós indígenas sabemos o que queremos: paz, tranquilidade , uma saúde prefeita, uma Educação de boa qualidade, e a nossa terra em primeiro lugar porque sem terra não temos saúde e nem educação como desejamos.

Esperamos que a Fuani nos deixem viver dizendo: para os fazendeiros que entregue os nossos diretos para que se acabem todos este massacres que vem acontecendo em nossa comunidade, pois já estamos cansados de ver tanto sangue jorrá dentro da nossa comunidade.

Sabemos que avaliar organizar é um direto de todos seres humanos tem por isso citamos:que a FUNAI nos veja com os olhos de amor e nos dê aquele direito que temos.

Sabemos que os deputados votaram um capitulo na constituição dando o direito de garantia sobre os nossos costume, crença, língua, tradições, e hoje existe alguns que querem violentar esta lei deixando de cumprir com o que eles mesmo fizeram.
Estamos pedindo socorro! pois sabemos que o mesmo Deus que eles acreditam nós também acreditamos.
Estamos implorando ao pai Tupã( Deus) que queremos viver.
Nos disseram que o Brasil foi descoberto, mas no entanto aconteceu uma invasão por isto falamos que o Pedro Alvores Cabral continua com a sua invasão nos causando grande problemas e percas de nossa gente e por isso consideramos que ainda continua sendo invadindo o nosso Brasil, pois ainda tem aqueles que querem enganara os indígenas com suas palavras muito bonitas para pressionar o nosso povo e querendo nos deixar de cabeça baixa para que nós perca a coragem de lutar pelos nossos diretos.

Sabemos que é muito árdua a nossa luta mas também sabemos que somos capazes de defender a nossa pátria e não aceitamos que sejamos enganados destruídos de forma tão democrática como esta acontecendo.

Yonana Pataxó Hãhãhãe, Maya Pataxó Hãhãhãe

yonana@indiosonline.org.br

maya@indiosonline.org.br