No dia 3 de julho do ano corrente eu curupaty fui até a funai no periodo da tarde chegando lá fiquei com o coração apertado por ver o descaso da funai com uns parentes que foram revindicar providencias da FUNAI com alguns problemas internos de sua comunidade estavam mais ou menos em 20 pessoas entre mulheres, homens, idosos e crianças esperando que o admistrador chegace para atendelos mais o admistrador não estava presente pois tinha ido resouver outros assuntos mais outros funcionarios estavam lá mas não passaram nada para aquelas pessoas que ali estavam e ainda por mais deixaram nossos parentes com fome o dia todo desde 08 Hs. da manhã até 16 Hs. da tarde quando o admistrador chegou. Eu me sentir muito ruim por aqueles velhos, aquelas crianças com fome comendo arroz cru por que ninguem tomou providencia em alimentalos . Ai eu me pergunto a FUNAI tem recurso pra carro andar pra cima e para baixo com servidores quando o restalrante esta atendendo a funai até as secretarias almoçam lá como já vi algumas vezes mas para o indio que vai resouver problemas buscar ajuda da FUNAI eles deixam com fome , é muito descaso !!!
É preciso mais um pouco de atenção para com os indigenas será que é preciso lembra-los que sem nós indios eles não teriam esses cargos,impregos que tem hoje!!!

Curupaty Abaeté Tupinambá
curupaty.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem parente! É preciso denunciar, falar para todo mundo ouvir, os descasos e desmandos praticados em relação às políticas indigenistas. Nada disso haveria de acontecer, se a FUNAI, estivesse sido reestruturada, com salários dignos, pessoas capacitadas na área de antropologia que respeitassem nossa cultura e tradição.
    Atualmente, a FUNAI apresenta um quadro desolador: funcionários saturados, desaparelhada, e mesmo assim funcionando como cabide de emprego. Inadmissível, uma fundação que serve ao Ministério da Justiça, para proteger os indígenas ter se transformado no quadro que se apresenta.
    Os contribuintes brasileiros, mais uma vez sendo lesados. É preciso que o Povo se perceba, tomem consciência da sua real importância, que aqui se paga tudo, nada é gratuito. É bom lembrar que nós indígenas também somos contribuintes, haja vista, que nos foi tirado o direito de só retirar o nosso sustento da Mãe Terra, usar roupas típicas, e hoje, somos obrigados a nos alimentar de produtos industrializados, e comprar peças de vestuário, isso significa, que somos consumidores, e como todo consumidor, também pagamos impostos.
    O Povo paga para o ESTADO, ter PODER.
    É preciso humanizar a FUNAI, para que se cumpra o que determina sua finalidade, assim, evitaremos de nos deslocarmos de nossas aldeias para reivindicar algo, e ter que passar por constrangimentos, como se estivéssemos mendigando.

  2. Triste é isso!!!
    E depois que o Administrador chegou… Ele pidiu desculpas aos indios e chamou os funcionarios para que nao voltasse a repeter o triste episodio?

    Esse desrespeito pelos índios tem que acabar….e primeiro deberia ser na propria FUNAi! Que como voce bem escreveu…funcionarios da JUSTIÇA pra ajudar aos indios tem esse descaso…

    Envie sua materia para FUNAI, para MIDIA INDEPENDIENTE, e outros jornalistas…. DIVULGAR é uma forma de lutar contra as INJUSTIÇAS!

  3. Curupaty muito boa sua denuncia , disse tudo!
    é muito descaso mesmo!! revolta!!!!!!!!
    isso tem que mudar!
    Orgãos que deveriam cuidar de todos,da saúde,segurança,educação, que deveriam nós tratar com dignidade, respeito,segurança, estão nós tratando como ”lixo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here