Esse ano na nossa escola as coisas foram muito dificio, logo no inicio do ano tivemos uma grande dificuldade por que apesar de querermos uma educação de qualidade não tinhamos condições pois logo de inicio tivemos um atraso salarial de 3 meses, sem falar no preconceito contra os professores indigénas ” será que é certo trabalhar 4 anos como (PST)
prestação de servisso temporario ganhando hoje R$ 348,00 por mês e antes erá R$ 290,00 por mês ” .
Outra coisa importante a resaltar é a questão da merenda escolar mensal que malmente dá para passar uma semana . É triste ver nossas crianças com fome pois sabemos que muitos deles não tem nem o que comer em casa .
Outro ponto importante é a falta de material didatico diferenciado. que eles alegam que isso é a parte da comunidade mas a comnidade não vai arca com o que não pode fazer pois se muitos não tem nem onde morar e nem o que comer em casa então tem que trabalhar muito e como ainda vai fazer material didatico para escola ?
Agora pra acabar com agente estão planejando uma seleção de funcionarios e professores para a educação indigéna na Bahia onde abriram para todos indios e brancos. “É onde eu fico a imaginar agente sofreu tanto para conseguir uma educação dentro de nossa comunidade e agora o estado abre uma seleção e se nós não passarmos nas provas e os brancos mais bem preparados e formados em univercidades entrarem será que isso é justo com agente que dormiu no saguão da prefeitura para lieração de nossa escola, nós que viajamos muitas vezes sem dinheiro nem para um cafesinho pra brigar pela construção dessa maravilha pra hoje o estado querer mandar e fazer o que quer com nossa educação onde já se viu o branco encinar ao indio sua cultura isso não existe nossa cultura esta dentro de cada um de nós será que eles não respeitam isso “.
Aqui vai nosso aviso não aceitaremos professores BRANCOS em nossa comunidade não por que já perdemos muito de nossa cultura , nossa lingua nossos rituais e agora que estamos resgatando tudo isso não vamos permitir isso não vamos mesmo se for possivel agente faz uma guerra mas não vamos seder isso já perdemos muito muito mesmo e não queemos perder mas!!

Postado por: Curupaty Abaeté Tupinambá
texto de : Curupaty Abaeté
e-mail : curupaty@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma vergonha mesmo! Não pode ser assim desse jeito e vocês tem todo direito parentes de reclamar e lutar para que as coisas fiquem da maneira que tem que ser.

    É PRECISO A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA SIM!
    JA BASTA NOSSO POVO ESTÁ EM UM processo de resgate de sua memória …
    como vai ocorrer resgate com uma educação que não é diferenciada???

    RESISTÊNCIA PARENTES E FORÇA!

  2. Sim! Não podemos deixar que nossos professores indigena deixam de atuar nas escolas indigena, tudo depende de um acordo, vcs não vão deixar professores não indios entrar ai , mas vcs precisam se organizar e lutar por um objetivo, não é preciso fazer guerra, só acontecerá se vcs quiserem. Não é dizer que os professores não indios não tem competencia não, eles tb são importante na educação, mas na educação deles, e vc tb são importante na nossa educação. Então lute sempre ofereça o que vcs tem de melhor seus conhecimento tradicionais e o conhecimento dos não indios. Tudo se resolve com educação! Afianl vc são conhecedores da verdade! Awerê!

  3. Caros parentes, educação é coisa séria, mas o governo da Bahia não dar valor a essa ferramenta de transformação e quando se trata de educação indigena pior. Mas temos que denunciar e levar nossos sentimentos e sofrimentos além das barreiras do preconceito e racismo.
    Abraços.

  4. você esta certo não devem aceitar os não indios nós aqui também estamos brigando pra isso mais não conseguimos porque o diretor tem que ser do estado e nois indios não temos um de nois no estado por isso nós deixamos um não indio mais os professores são todos indios, ter uma escola na aldeia é muito importante para que juntos possamos resgatar nossa cultura e aprender muitas coisas para que no futuro possamos ter uma vida melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here