O proposito da lei, criada em 1988, na constituição do Federal, foi com a intenção de não exterminar com todo o povo indígena, mais aproveitar uma parte desse nosso povo para se integrar a sociedade. Hoje mesmo as terras “que o governo demarcou” não temo o direito total, ela é para usos e frutos, ou seja, apenas nós indígenas tomamo conta de um lugar que pertence ao governo, pois as terras são da união.

O índio mesmo tentando se integra a sociedade(sobreviver) o que diz o artigo 1 da lei 6001. Não é bem assim que funcionam, Mesmo sendo uma raça que é minoria em nossa país, mais de altíssima qualidade, pois somos o verdadeiro troncos dessa terra chamada Brasil. não temos direito de assumir cargos públicos a serviço de nossos povo. Refletindo, antes quando nós indígenas não eramos escolarizados, os cargos públicos quem administravam eram os brancos, teve um avanço pois atualmente temos índios preparados para assumir cargos públicos a serviço de seu povo, seja nos órgão da FUNAI, SESAI, Educação, E outros, porém tem uma deficiencia, Quando um índio assume uma função que antes era ocupada pelos os brancos, o próprio sistema dificulta para que ó profissional indígenas possam desenvolver as suas atribuições. É engraçado, porque geralmente quem assume mais os cargos de administração são indígenas que antes eram lideranças. Só que agora com o cargo é preso sem poder falar ou defender o seu povo, mesmo porque corre o risco de perde o emprego.  Veja, todos os nossos parente quando assume um cargo nos órgão públicos é motivo de alegria para a comunidade, só que esse indígenas ele não vai ter suporte do governo para exercer a suas atribuições, e são condicionados. Ou parece que o poder maior na escada da erarquia fará de tudo para que o trabalho não funcione, para que se crie a imagem que é melhor ter um branco na administração do que um indígena. Digo isso com propriedade, os indígenas que conheço que assumiu cargos públicos não conseguiu ajudar o seu povo, alguns chegou até a se converter dizendo que é normal essa crise e que depende de uma instancia maior, e que as coisas não funcionam porque depende das autoridades que estão no topo.

Sei lá, quando as nossas lideranças eram mais unidas para se falar sobre os problemas de cada povo tínhamos mais força, só que hoje, está cada vez mais subdividida as nações, e com isso vem o enfraquecimento de um povo. Aldeia que antes tinha apena um cacique, hoje tem mais de 3. os conselhos de lideranças que antes eram unidos, hoje estão espeço. As lideranças voluntárias não querem mais servir ao seu povo com entusiasmo, mesmo porque também precisam sobreviver. Culpado não é o índios empregado é o próprio sistema de governo que não funciona adequadamente. Porque o planejamento no papel é lindo, mas na pratica não funciona. Existe uma prosseguição e discriminação ao indígenas de nosso país, o índios assume os cargo no órgão do governo, porém ele é limitador, ou seja, não devem funcionar. Hipocrisia pura, nós indígenas não vamos melhorar se agente não acreditar em uma politica verdadeira em defesa da famílias indígenas espalhados em nosso país. Pelo um mundo melhor para esse povo que sofrem desde invasão do Brasil.